Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1

Jornada de Integração da Suframa debate incentivos fiscais e linhas de crédito durante dois dias no Acre

.


Evento aconteceu nesta quinta (13) e sexta-feira (14) e empresários, comerciantes, estudantes e profissionais liberais ouviram sobre incentivos da Zona Franca de Manaus e como acessá-los. Suframa promove 'Jornada de Integração' no Acre 4 min

Reprodução/Rede Amazônica

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), junto com o Governo do Acre e o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, desempenharam a Jornada de Integração Regional. O evento que teve início nesta quarta-feira (12) e finalizou nesta quinta-feira (13), aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) e contou com a participação de empresários, comerciantes, estudantes e profissionais liberais que queriam conhecer melhor quais os incentivos da Zona Franca de Manaus e como acessá-los.

LEIA MAIS:

AC recebe caravana da Suframa com projeto que promove ações de desenvolvimento sustentável

O apicultor Isaac de Oliveira é dono da empresa Hertz, uma pequena empresa que comercializa mel de abelha e própolis, esteve no evento e disse que quer desenvolver além da venda de produtos apícolas, também apostar em novos produtos.

"O meu propósito com a empresa primeiramente é vender os produtos apícolas, no caso o mel e própolis. Em segundo lugar, que eu estou querendo propor e desenvolver é uma coletora de aptoxina. Na região nenhum apicultor faz essa extração dessa aptoxina que é o veneno da abelha com ferrão. Esse veneno é muito utilizado pela indústria farmacêutica pra fazer botox natural, aplicação muscular pra diminuir a tensão do músculo, prolema de reumatismos e uma infinidade de problemas epiteliais e musculares. Um grama de veneno no mercado hoje tá custam em média de R$ 100 a 200. O que equivale a um grama de ouro. Então tem um valor de mercado muito elevado e ninguém explora esse nicho de mercado aqui no Estado do Acre e eu como apicultor gostaria de ser o pioneiro nesse trabalho", disse.

O foco da Jornada de Integração é entender como acessar recursos fiscais disponíveis pela Zona Franca de Manaus, que abrange vários municípios da Região Amazônica. O superintendente-adjunto executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, explica como receber o incentivo fiscal.

"Como você pode apresentar um projeto agroindustrial para receber incentivo fiscal e produzir na agroindústria localmente e como você pode cadastrar sua empresa, pra quando você comprar mercadorias, comprá-las do Brasil incentivadas. Esse é o nosso objetivo. Então a zona franca de Manaus ela oferece essa oportunidade de você apresentar um projeto agroindustrial e receber por exemplo para comprar um maquinário com imposto reduzido ou sem imposto", explica Aguiar.

O fundo da Lei de Informática na Amazônia, gerido pela Suframa, possui recursos que chegam a 6 bilhões de reais. Pelo menos 18% desse valor precisa, obrigatoriamente, ser investido fora do polo na capital amazonense.

No Acre, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Epitaciolândia são áreas de livre comércio gerenciadas pelo órgão e que podem receber esses investimentos. O presidente do fórum empresarial, José Adriano Ribeiro, esclarece que é necessário apresentar projetos dentro das regras para acessar o incentivo.

"Nesse momento temos o compromisso, em torno de 15 a 18% é possível de remanejar desde que a gente tenha ou a gente apresente projetos que estejam enquadrados dentro das regras. E aí nós estamos já nesse momento a gente vai sair depois de dois dias de capacitação, vamos sair já com a proposta e vamos encaminhar para a Suframa pra gente tentar trazer pra cá um projeto pros 22 municípios que inclua processos de inovações, novos processos industriais e capacitação com relação a todos os incentivos que a Suframa tem pra região", afirma Ribeiro.

Assurbanípal Mesquista, Secretário Estadual de Indústria, Ciência e Tecnologia declara que no ano passado, duas startups, tiveram o incentivo de R$ 500 mil pra investir em seus negócios.

"Então é um processo mais simplificado e acessível. Os dois dias aqui hoje, são de muita expectativa positiva. Nós estamos aqui com a presença de todos os atores do sistema empresarial e da inovação. As universidades, os profissionais, a presença de empresários, então teremos dois dias de muita atividade e muito conhecimento. Há de se dizer que cada informação que é dada aqui ela pode se transformar em desenvolvimento e emprego na nossa história. Porque como acessar recursos, como melhorar os investimentos do empreendedor, dos profissionais e pras instituições públicas e privadas", garante o secretário.

Suframa promove 'Jornada de Integração' no Acre

VÍDEOS: g1

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!