Alternativas
À reportagem, o DER não respondeu sobre planos de redução da velocidade do Eixão, abrindo a possibilidade para medidas, como a instalação de faixas de pedestres. A pasta não possui número de acidentes que ocorreram na via no último ano, mas informou que de janeiro a 30 de novembro de 2023, ocorreram 90 acidentes fatais em todas as vias monitoradas pelo departamento.
A Secretaria de Segurança do Distrito Federal (SSP-DF) informou que não possui um recorte de crimes que ocorreram nas passagens subterrâneas, em 2023. A pasta explicou, em nota, que a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) usa motocicletas para o policiamento na região, mas que "não há muitos chamados para crimes ocorridos nestes locais".
Procurada, a Secretaria de Desenvolvimento de Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh) explicou que a revisão do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) traz diretrizes para que sejam revistas as passagens subterrâneas, as tornando mais abertas, seguras e fluidas. A proposta foi aprovada no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) e deve ser submetida aos deputados distritais ainda este ano.
*Estagiários sob a supervisão de Suzano Almeida
Correio Braziliense