logo banner
Centro automotivo Eder

Hemocentro está em estado de alerta com estoque de sangue quase zerado em Pouso Alegre, MG

Por PATRICIA em 21/11/2021 às 11:15:32

Sangues que mais estão em falta são O positivo e O negativo; unidade chegou a ter apenas quatro bolsas do O positivo nesta semana. Hemocentro de Pouso Alegre está em estado de alerta e precisa de doações de sangue

O Hemocentro de Pouso Alegre (MG) está em estado de alerta devido ao baixo número de bolsas de sangue de diferentes tipos no estoque. E, com o aumento das cirurgias, cada vez mais pessoas precisam de doações, o que preocupa profissionais da saúde.

“As cirurgias, os procedimentos hospitalares, as demandas transfusionais nos hospitais aumentaram nos últimos dias. O comparecimento de doadores, apesar das pessoas terem que agendar pelo site do hemominas, não está sendo suficiente. Nós estamos fazendo um apelo para as pessoas estarem vindo fazer doação de sangue”, disse Solange Assis, responsável pela captação do Hemocentro, em entrevista à EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo.

Os sangues que mais estão em falta são O positivo e O negativo. Essa semana a unidade chegou a ter quatro bolsas do tipo O positivo, sendo que a média diária é 80. Com apenas uma bolsa é possível salvar quatro vidas.

Para doar é preciso ter entre 18 e 60 anos e pesar mais de 50 kg. Lembrando que é necessário apresentar um documento original oficial de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação). O Hemocentro de Pouso Alegre fica na Rua Comendador José García, 846, bairro Santa Elisa.

“Entra no site, agenda sua doação ou mesmo baixa o aplicativo do MG APP e faça sua doação o mais rápido possível”, completou Solange Assis.

A Fundação Hemominas já havia mostrado preocupação quanto à queda nos estoques de sangue em Minas Gerais. Em todo estado houve baixa de 60% dos sangues tipo O- e O+, 40% de A- e 25% menos no A+.

Preocupação com estoques de sangue é maior nos meses festivos

Marcelo Germano

Quem pode doar

Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos somente poderão doar se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização formal. Maiores de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes e apresente comprovante.

Quem tem e está com boa saúde;

Quem pesa acima de 50 kg;

Quem dormiu bem na noite anterior à doação;

Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.

Quem não pode doar

Quem teve hepatite após os 11 anos de idade;

Quem tomou a Vacina contra a COVID-19 deve aguardar 7 dias para doação;

Quem teve COVID-19 deve aguardar 30 dias após a Alta da quarentena;

Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;

Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;

Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anterior à doação;

Quem já usou alguma vez drogas injetáveis;

Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;

Quem estiver grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses e após cesárea, seis (6) meses;

Quem fez qualquer exame endoscópico nos últimos seis (6) meses;

Quem fez cirurgia por laparoscopia, artroscopia ou exames de: endoscopia, colonoscopia ou broncoscopia; nos últimos seis (6) meses;

Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing nos últimos 12 meses;

Quem fez tratamento dentário recente (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários