logo banner
Centro automotivo Eder

Jovem aprovado em Medicina na USP detalha rotina intensa de estudos pelo sonho de criança em ser médico: 'é como um passatempo'

.

Por PATRICIA em 04/02/2024 às 06:24:26

Aluno de escola estadual de São Vicente (SP) disse que estudava aproximadamente 8 horas por dia, além do período em que ficava na escola. Iniciativa do governo de São Paulo garante vagas no ensino superior nas universidades e faculdades estaduais. Estudante de São Vicente (SP), aprovado em medicina na USP pelo Provão Paulista, considera estudar como um passatempo

Arquivo Pessoal

O estudante Luis Fernando Ribeiro dos Santos, de 18 anos, foi aprovado em Medicina na Universidade de São Paulo (USP). A vaga foi conquistada por meio do Provão Paulista 2024. Ao g1, o jovem revelou a intensa rotina de estudos para realizar o sonho de criança de ser médico. Além do período em que passava na escola, investia cerca de 8 horas do dia para os estudos. "Estudar é como um passatempo para mim".

?Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.

O Provão Paulista foi aplicado para alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio da rede pública do estado de São Paulo. A iniciativa do governo paulista garante vagas no ensino superior nas universidades e faculdades estaduais para alunos que concluíram o ensino médio no ano passado. São cerca de 15 mil vagas para USP, Unesp, Unicamp, Fatec e Univesp.

Luis era aluno da Escola Estadual Esmeraldo Tarquínio, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Ele nasceu e morou em Maranhão (MA) até 2020, quando mudou-se para o litoal paulista com o pai em busca de oportunidades de estudo e trabalho.

"A educação lá no Nordeste, geralmente, é muito ruim, principalmente nas escolas públicas. Então, quando meu pai viu a oportunidade de se mudar para cá, ele me chamou, já sabia que eu queria estudar, ter uma escola boa e fazer o ensino superior", disse.

A vontade de ser médico surgiu quando era criança e, com o passar dos anos, foi crescendo cada vez mais. "Já vinha estudando desde o 2° ano do Ensino Médio. Comecei a fazer ensino técnico em Farmácia justamente por causa do meu sonho".

Ele contou que a escola onde formou-se era boa e contava com o auxílio de muitos professores. Nos períodos em que dedicava-se aos estudos, ele assistia videoaulas pelo YouTube e em outras plataformas.

Além disso, Luis contou que fazia resumos, confessa que explicava o conteúdo para ele mesmo e, às vezes, até para a parede. "Funcionou. Conseguia fixar bem o conteúdo, guardar na memória e me auxiliar a chegar onde estou agora". Além de toda dedicação aos estudos, Luis ressaltou a importância de uma boa noite de sono. Como forma de diversão, o jovem assistia séries e lia livros.

Luis Fernando Ribeiro dos Santos, de 18 anos, estudará medicina na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto

Arquivo Pessoal

Vida nova

Apesar da felicidade com a aprovação no curso em que sempre sonhou fazer, está passando por um momento complicado com a avó internada após ter sofrido uma queda dois dias antes do resultado.

"Infelizmente eu tive a notícia mais feliz da minha vida justamente em um momento bem delicado. Ela teve queda de pressão e a glicemia aumentou. Não quebrou [nada], mas não consegue ficar em pé por muito tempo", disse.

Após a notícia de que foi aprovado, o jovem mudou-se para Ribeirão Preto, no interior paulista, para cursar Medicina na USP e, ao mesmo tempo, morar com a avó e o tio.

"Me sinto realizado. É o sonho de muitos estudantes passar em medicina direto do ensino médio, nossa, fiquei muito feliz", finalizou.

Estudande de Escola Estadual de São Vicente (SP) foi aprovado em medicina na USP pelo Provão Paulista 2024

Arquivo Pessoal

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários