logo banner
Centro automotivo Eder

Aumento nos casos de dengue faz governo ampliar medidas de combate à doença

Com alta de 435% nos casos, o Distrito Federal vive uma explosão de dengue — as ocorrências da doença subiram de 1.

Por PATRICIA em 21/01/2024 às 07:03:25

O que diz a saúde

Desde dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em nota encaminhada ao Correio, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) informou que aguarda o repasse e as orientações por parte do ministério sobre o manuseio do imunizante contra o vírus. Ao todo, serão 5 milhões de doses para o país, com prioridade para a faixa etária de 6 a 16 anos.

Agenda

Na manhã de ontem, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), marcou presença no dia D de combate à dengue em Samambaia. A ocasião inaugurou as tendas de acolhimento, onde serão realizados atendimentos de testagem, hidratação e informação à população sobre a importância do enfrentamento à dengue. Os pontos foram instalados nas nove regiões administrativas com mais casos prováveis: Samambaia, Sol Nascente, Brazlândia, Taguatinga, Santa Maria, Recanto das Emas, São Sebastião, Estrutural e Sobradinho.

"Tivemos um aumento muito grande nos números de casos de dengue. Temos que evitar o falecimento das pessoas e, para isso, resolvemos entrar com essa ação muito importante. Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, estamos fazendo atendimento à comunidade e vistoriando os lares das pessoas. A dengue está, muitas vezes, dentro das casas das pessoas", declarou Ibaneis. "Temos certeza de que o resultado vai aparecer."

A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, explicou que, ao todo, são nove tendas fixas e seis itinerantes. "Nessas tendas, vamos acolher o usuário sintomático, fazer o teste, fazermos hidratação, temos camas de campanha", afirmou. A gestora anunciou ainda que houve uma ampliação do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Distrito Federal. "Ao todo, 11 UBS's estão funcionando até as 22h.

"Essas primeiras tendas foram direcionadas para o acolhimento de pacientes com sintomas leves, atendidos por seis equipes da Saúde da Família. Elas funcionarão diariamente das 7h às 19h, a princípio por 45 dias, podendo ser prorrogados. A segunda estrutura, montada pela Defesa Civil, ficou responsável por divulgar informações sobre a doença. "Estamos abastecidos. Estamos adquirindo os insumos", ressaltou.

Lucilene Florêncio declarou que há 38 carros de fumacê percorrendo as regiões administrativas. "Nós já começamos a observar uma diminuição do mapa de calor dos casos onde o fumacê está passando. Creio que, em torno de 10 dias, nós já vamos começar a observar uma melhora geral", finalizou.

Ceilândia

Na tenda de Ceilândia, na manhã de ontem, passaram cerca de 70 pessoas com sintomas de dengue. O encarregado de obras Aurélio Teixeira Lopes, 39 anos, recebeu atendimento. "Acordei com febre, mal estar e dor no corpo. O fumacê passou na minha casa hoje, mas acho que talvez eu já tenha pego a doença", disse. "A gente fica atento aos focos de dengue, mas não depende só de nós. Os vizinhos também precisam se conscientizar", pontuou.

Henrique Gonçalves, um dos coordenadores da tenda, explicou como é feito o atendimento. "Cada caso é um caso. Para os pacientes que precisem ser removidos ao hospital, o Corpo de Bombeiros está a postos", acrescentou.

Forças de Segurança

A comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Mônica de Mesquita Miranda, explicou que a corporação está fazendo visitações e transportando para as unidades de saúde pessoas que necessitam de maiores cuidados.

A chefe da corporação anunciou que o número 199, da Defesa Civil está disponível para informar à população sobre a localização das tendas e cuidados necessários.

Cuidado com o lixo

O presidente da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Silvio de Moraes Vieira, ressaltou a necessidade de se cuidar do lixo. "Estamos fazendo uma força tarefa junto à Novacap principalmente nas regiões com mais casos de dengue. Só em Samambaia, ontem (sexta-feira), nós retiramos 232 toneladas de lixo da rua. Estamos pedindo consciência à população. Onde há lixo e entulho tem dengue, escorpião, rato, barata, etc. "Temos vários dispositivos para descarte de lixo. São mais de 500 papa-lixo e 23 papa-entulho no DF", lembrou.

 

Saiba Mais


Fonte: Correio Braziliense

Tags:   ALERTA
Comunicar erro
LINK NET

Comentários