logo banner
Centro automotivo Eder

Quer se refrescar? O Correio dá dicas de lugares para aliviar o calor

O calor e a seca têm castigado os moradores de Brasília, que registrou altas temperaturas nos últimos dias.

Por PATRICIA em 26/09/2023 às 07:00:28

  • ... os pais levaram o pequeno Bernardo para se refrescar Carlos Vieira/CB/D.A Press
  • Saburo Onoyama, em Taguatinga: encontro com a natureza Marcelo Ferreira/CB
  • Chapada imperial esbanja belas cachoeiras Conteúdo de divulgação
  • Duas piscinas da Água Mineral espantam o calor do público Ed Alves/CB/DA.Press
  • Bernardo Dias Andrade, de apenas 10 meses, foi levado pelos pais para um dia refrescante no lago. O calor provoca alergia no pequeno, o que faz com que apareçam manchas por todo o corpo. A mãe do garoto, Fernanda Dias Marques, explica que a atenção ao filho inclui vários banhos de tanque, mesmo antes de dormir, além de sempre manter a hidratação.

    "A gente tentou também fugir da multidão, viemos hoje justamente por ser mais tranquilo", conta o pai Matheus Andrade de Almeida, 25, que preferiu levar Bernardo ao local ontem, para evitar a aglomerações de banhistas. "No final de semana, se não chegar cedo, fica lotado", ele diz.

    No último sábado (23/9) os termômetros do Inmet registraram um novo recorde de calor. Com temperaturas de 35,7ºC em Ponte Alta do Gama. "Foi ruim, bem quente e até para dormir foi horrível", cita a baiana Sulamita de Souza, 27, que aproveitou a folga do trabalho para aliviar o calor no lago. Durante o período quente, a moradora do Paranoá espalha vasilhas cheias de água pela casa, para umidificar o ambiente, e não perde a chance de ir se refrescar. "Já está virando piaba", brinca Pablo Souza, 21, que a acompanha no dia de folga de Sulamita.

    No Parque Nacional de Brasília, a Água Mineral, um dos maiores atrativos em dias de calor são as duas piscinas de água corrente, uma espécie de clube aberto à população. Os afloramentos do lençol freático e as minas d'água da época da construção da cidade deram origem à piscina Pedreira (a velha), levando a uma crescente demanda até a construção de uma segunda área de recreação, que é a piscina Areal (a nova).

    O Parque Saburo Onoyama é uma opção para aqueles que não querem se deslocar até o Plano Piloto. Localizado em Taguatinga Sul, conta com diversas trilhas e pontes, sempre à sombra das grandes árvores que refrescam e umedecem o ar, mesmo na época seca do ano. Mas a parte mais disputada nesse calorzão é a piscina pública, ideal para a diversão nos dias quentes no DF.

    Cachoeiras

    Para aqueles que desejam uma experiência mais imersiva, uma boa opção para acabar com o calor são as cachoeiras que rodeiam a capital. Nelas, além de encontrar uma grande variedade de trilhas, lagos, cachoeiras e espaços para piqueniques, os visitantes podem desfrutar de momentos de paz e contemplação, conectando-se com a natureza.

    A 30 quilômetros do Plano Piloto, na Região Administrativa de Santa Maria, existe uma queda d'água que encanta pelo tamanho e pelo charme. A Cachoeira do Tororó, que tem aproximadamente 20 metros de altura. O acesso ao local se dá por uma estrada de terra que sai da rodovia DF-140. O último ponto é o estacionamento próximo à entrada para a trilha. O percurso é de nível moderado, tem 1,5km e conta com alguns riachos até chegar à queda principal.

    No coração do Cerrado, em Brazlândia, a Reserva Ecológica Poço Azul é um verdadeiro oásis ecológico, localizado a 45km do centro de Brasília. Com mais de 10 quedas d'água, consiste em um dos principais pontos de visitação dos candangos durante o calor intenso.

    Ainda em Brazlândia, a  Reserva Ecológica Chapada Imperial é outra opção. A beleza natural do lugar atrai pessoas de todos os cantos do Brasil. E isso não é diferente com os brasilienses, que chegam a lotar o local, durante os fins de semana e no período de seca. Assim como o Poço Azul, a Chapada Imperial também é bastante procurada por aqueles que desejam aplacar as altas temperaturas dos períodos mais quentes.

    Previsão de chuva

    Ontem à tarde houve pancadas de chuva em áreas isoladas do DF. Apesar disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o clima hoje continua quente e abafado. O próximo sábado e domingo (30/9 e 1º/10) devem ser chuvosos.

    *Colaborou João Carlos Silva, estagiário sob a supervisão de Márcia Machado

     

    Saiba Mais

     

    Fonte: Correio Braziliense

    Tags:   CALOR
    Comunicar erro
    LINK NET

    Comentários