logo banner
Centro automotivo Eder

Medidas para a recuperação do caixa garantirá concursos, diz secretário

A recuperação do caixa e a manutenção dos concursos públicos são metas do Governo do Distrito Federal (GDF), garantiu, ontem, o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), Ney Ferraz, em entrevista às jornalistas Ana Maria Campos e Mila Ferreira.

Por PATRICIA em 26/09/2023 às 05:59:28

O que mais é possível fazer para melhorar a situação do caixa?

Estamos fazendo uma campanha educativa junto aos meios de comunicação para pedir à população que faça o seu dever de casa: peça a nota fiscal, e quando sair exerça seu dinheiro de cidadão. A queda ocorre através dessas medidas do governo federal, mas também através da sonegação (de impostos) e muitas vezes as pessoas informam, emitem, mas não pagam eles. O Refis é uma janela, é uma possibilidade dessa regularização e também que essas campanhas educativas possam ajudar a população a exigir que aquele dinheiro seja utilizado para realizar melhorias na saúde, obras, educação. Os mais diversos leques de serviço que são prestado à população, não somente de baixa renda, mas também com as pessoas classe média e alta.

O governo também enviou à CLDF a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2024 e o Plano Plurianual (PPA). Quais são as prioridades?

O PPA é de suma importância, pois serve como uma base de diretrizes para onde o governo quer caminhar. O PPA orienta sobre saúde, educação, social e as obras. Basicamente isso que mais está sendo orientado: expandir a rede de atendimento hospitalar, obviamente que tem que ter concurso para ter mais médicos, enfermeiros, técnicos, administrativo, expandir a educação, colégios, creches, escolas em tempo integral.

Bem como os serviços sociais que são marcas do governador lbaneis. Isso não será apagado. Aumentar a quantidade de restaurantes comunitários, atendimento nos finais de semana, jantar, prato cheio, vale gás, Cras, e vários benefícios que isso só pode andar para frente, aumentar e expandir.

Então a gente pode imaginar que ano que vem vai ter concurso?

Esse ano ainda tem concurso. Npróximo ano também. Há uma previsão no anexo quatro da LOA de quase 6 mil vagas para serem nomeadas, no próximo ano. Isso é importante destacar: de 2019 para 2022, o governador Ibaneis nomeou mais de 21 mil servidores. Só em 2023 foram nomeados 6 mil servidores. Mesmo com toda essa crise, com essa queda de arrecadação, com toda essa dificuldade, nós continuamos a fazer o nosso trabalho. Eu quero que algum estado proporcionalmente diga que tenha feito tanta nomeação. Na educação teve um evento da nomeação foram mais de 2 mil pessoas ao mesmo tempo.

Em que áreas que têm mais necessidade de contratação?

Todas as áreas têm as suas carências. Todos os secretários têm suas necessidades, mas obviamente que algumas dessas são mais sensíveis. A educação, saúde para poder ter essa prestação. No próprio Cras, para diminuir as filas de atendimento, as agendas serem feitas com mais celeridade. Existe uma superioridade dos serviços básicos direcionados para a população de baixa renda e ela assim é o nosso principal foco que só onde as pessoas precisam.

*Estagiário sob a supervisão de Suzano Almeida

 

Fonte: Correio Braziliense

Comunicar erro
LINK NET

Comentários