logo banner
Centro automotivo Eder

Programa Ginástica nas Quadras proporciona atividade física gratuita

Por PATRICIA em 15/04/2023 às 06:22:16
  • 10/04/2023 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Ginastica nas quadras é um projeto da secretaria de Educação de prevenção ao sedentarismo. Turma que participa do projeto desde 1990. A professora Flavia Lima com suas alunas. Local Samambaia QR 404 Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • A professora Flavia Lima, que está com as turmas lotadas, dá aula na QR 404, em Samambaia Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Dicas

    Na opinião do personal trainer Iago Lima, a prática de ginástica ou de qualquer outro tipo de atividade física é fundamental. "Digo para meus alunos que movimentar o corpo é igual a comer e dormir. Você não fica sem. Quando você tira o seu corpo do estado de equilíbrio, onde ele quer ficar confortável, não é fácil. Você precisa movimentar seu corpo, tem que gerar este desconforto. No início, é chato, mas, depois gera diversos benefícios", pondera. Para ele, a atividade física se torna essencial na melhor idade. "A pessoa vai caminhar melhor, vai subir uma escada, fazer as atividades diárias serem mais simples. Nessa fase, a maior importância é a independência do indivíduo para realizar suas atividades", salienta.

    Sono, alimentação e socialização saem no lucro, de acordo com Iago. Ele comenta que o sedentária deve entender a importância da atividade física e saber que os resultados acontecem a longo prazo. "São etapas, é preciso constância. Não adianta uma pessoa que está saindo do sedentarismo começar correndo uma hora por dia, tem que iniciar aos poucos", ensina. O profissional complementa que é necessário entender o processo de modificação que ocorre. "A pessoa vai transpirar mais, beber mais água, comer e dormir melhor, dormir melhor. Tem pessoas sedentárias que fazem uso de remédios e, quando começam a fazer exercícios, o médico vai tirando os medicamentos, pois não precisam tomar deles", conclui.

    Como participar

    Em 2022, foram atendidas 6.400 pessoas gratuitamente em 12 coordenações regionais de ensino (Ceilândia, Taguatinga, Gama, Núcleo Bandeirante, Samambaia, Guará, Plano Piloto, Santa Maria, Planaltina, Recanto das Emas, São Sebastião e Sobradinho). O programa é desenvolvido em escolas ou em espaços públicos próximos. Atividades: ginástica localizada, ioga, condicionamento físico, alongamento e dança, entre outras.

    Podem participar estudantes e público em geral, a partir dos 15 anos de idade. Para mais informações, os interessados podem procurar a coordenação regional de ensino responsável pelo local onde pretende ter as aulas. Os endereços e contatos estão disponíveis no site da SEEDF: educacao.df.gov.br/coordenacoes-regionais-de-ensino/.

    *Estagiário sob a supervisão de Malcia Afonso

    Saiba Mais

     

    Fonte: Correio Braziliense

    Tags:   Cidades DF
    Comunicar erro
    LINK NET

    Comentários