logo banner
Centro automotivo Eder

China vai incluir 'Pensamento de Xi Jinping' no currículo escolar

Por PATRICIA em 25/08/2021 às 17:23:30
Ministério da Educação afirma que o 'pensamento sobre o socialismo com características chinesas na nova era' do presidente será ensinado da escola primária até a universidade. Homem segura garota no colo e posa para foto em frente a um grande mural que retrata o presidente da China, Xi Jinping (no centro), e outros líderes chineses em uma praça pública em Lhasa, na Região Autônoma do Tibete, em 1º de junho de 2021

Mark Schiefelbein/AP

O Ministério da Educação da China vai acrescentar o "Pensamento de Xi Jinping" ao currículo nacional escolar, segundo novas diretrizes publicadas na terça-feira (24), com o intuito de "estabelecer a crença marxista" na juventude do país.

O ministério disse que o "pensamento sobre o socialismo com características chinesas na nova era" do presidente Xi Jinping será ensinado da escola primária até a universidade.

A medida visa fortalecer "a determinação de ouvir e seguir o partido", segundo as novas diretrizes, e os materiais de ensino agora precisarão "cultivar sentimentos patrióticos".

VEJA TAMBÉM:

China transforma em lei autorização para que casais tenham até três filhos

China aprova lei para restringir a coleta de dados pessoais na internet

O jogo político internacional por trás da condenação do canadense Robert Schellenberg à morte na China

China revisa formalmente legislação para permitir que os casais tenham até três filhos

Desde que assumiu o poder, em 2012, o presidente chinês tem aumentado o papel do Partido Comunista em todas as áreas da sociedade, inclusive nos negócios, na educação e na cultura, e também a sua própria imagem.

"O Pensamento de Xi Jinping Sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Era" foi entronizado formalmente na Constituição do país em 2018.

Presidência sem limites

O presidente Xi Jinping (de cinza), o ex-presidente Hu Jintao e outros líderes se reúnem acima do retrato gigante de Mao Zedong, na Praça Tiananmen (Praça da Paz Celestial), durante o evento que marca o 100º aniversário de fundação do Partido Comunista chinês, em Pequim, em 1º de julho de 2021

Carlos Garcia Rawlins/Reuters

No mesmo ano, o Parlamento chinês aprovou uma emenda constitucional que elimina os limites do mandato presidencial, permitindo que Xi permaneça no cargo indefinidamente.

Em um discurso para marcar o centenário do Partido Comunista, em julho deste ano, Xi prometeu "aprimorar" a liderança partidária, preservar sua liderança "central" e fortalecer a unidade do povo chinês.

O presidente chinês também afirmou que a ascensão do país, antes colonizado e agora uma potência mundial, é "irreversível". "O tempo em que o povo chinês podia ser pisoteado e oprimido acabou para sempre" (veja no vídeo abaixo).

Partido comunista chinês comemora centenário

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários