logo banner
Centro automotivo Eder

Produtores de gengibre aproveitam demanda maior durante as festas juninas

Por PATRICIA em 12/06/2022 às 07:41:17

O gengibre aparece com um sabor picante no preparo do quentão, bebida tradicional das festas juninas. Produtores de gengibre aproveitam demanda

Reprodução/TV TEM

Muito utilizado em diferentes pratos na gastronomia, ainda mais nesta época do ano, o gengibre aparece com um sabor picante no preparo do quentão, bebida tradicional das festas juninas. O aumento da procura é sempre uma boa notícia para produtores de Tapiraí (SP), do sudeste do estado.

Cleberson Milton tem uma plantação que ocupa quatro hectares. Ele conta que a previsão é colher em torno de 200 toneladas nessa colheita, o que dá umas dez mil caixas.

E nem o tempo carregado impede o trabalho de arrancar o gengibre. A estratégia do Cleberson é colher 10 % da área e deixar o restante para o momento em que o preço melhorar. Hoje, uma caixa de 20 kg sai a R$ 35, mas o ideal seria vender a R$ 50.

O mercado não anda fácil, ainda mais com o atual custo dos insumos e com os ataques de doenças causadas por fungos e bactérias presentes no solo.

(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 12/06/2022)

Produtores de gengibre aproveitam demanda maior durante as festas juninas

Tapiraí (SP) se destaca na produção do gengibre, pois o solo e o clima favorecem o cultivo, além de estar perto da capital paulista, o maior centro consumidor do país. Na cidade, muitas famílias sobrevivem da atividade.

É o caso do Salum Manual, que cultiva gengibre há 20 anos. Ele colhe de três a quatro vezes por semana e o trabalho é todo manual. Ele prevê colher 100 toneladas de gengibre em seis hectares até o fim do ano.

VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo

Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais

Confira as últimas notícias do Nosso Campo

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários