logo banner
Centro automotivo Eder

7,5% das vagas anunciadas no Brasil no 1º semestre ofereceram licença-paternidade, aponta Catho

Por PATRICIA em 08/08/2021 às 00:24:43

Segundo levantamento, áreas que mais disponibilizaram ampliação de direito para pais foram informática (18%), administração (16%) e comércio (10%). Licença-paternidade

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Levantamento realizado pela plataforma Catho aponta que apenas 7,5% das vagas anunciadas no Brasil no primeiro semestre deste ano ofereceram licença-paternidade no pacote de benefícios.

O estudo apontou também que as áreas que mais disponibilizaram oportunidades com esse benefício foram informática (18%), administração (16%) e comércio (10%).

Licença-paternidade ainda é desafio; veja direitos trabalhistas e previdenciários dos pais

Neste universo, os cargos que anunciaram um tempo maior para os pais ficarem com os filhos foram administradores comerciais, técnicos em informática, especialistas em TI, engenheiros da computação e financistas/administradores.

"As empresas estão entendendo a necessidade do vínculo entre pai e filho e oferecendo, mesmo que a passos curtos, vagas com licença-paternidade mais longa. Esse movimento é um importante passo para que a sociedade entenda a necessidade da responsabilidade compartilhada entre pai e mãe", explica Patricia Suzuki, diretora de recursos humanos da Catho.

Legislação trabalhista

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante um afastamento de 5 dias do pai trabalhador após o nascimento do filho. O período sobe para 20 dias no caso de empresas que tenham aderido ao Programa Empresa Cidadã, do governo federal.

A lei prevê quatro meses de licença do trabalho para as mães, aumentado para 6 meses a partir da adesão da empresa ao programa do governo federal.

Uma forma de ampliar o direito paterno é por meio da negociação de acordos trabalhistas entre os sindicatos e as empresas. Já a Lei 8.213/1991 permite ainda que, no caso do falecimento da mãe, o pai assuma o direito à licença de quatro meses.

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários