Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Educação

Consu aprova plano para retorno gradual às atividades presenciais na UFSJ


Inicialmente a retomada será para execução de aulas em laboratórios de pesquisa e de extensão, as quais são inadaptáveis ao ensino remoto de graduação e pós. Aulas teóricas e atividades administrativas seguem de forma remota. Campus Santo Antônio em São João del Rei da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

UFSJ/Divulgação

O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) aprovou na segunda-feira (19) o Plano de Retorno Gradual às Atividades Presenciais. A informação foi divulgada pela instituição na tarde desta terça-feira (20).

De acordo com a UFSJ, as atividades presenciais serão retomadas para execução de aulas em laboratórios de pesquisa e de extensão, as quais são inadaptáveis ao ensino remoto de graduação e pós. Aulas teóricas e atividades administrativas seguem de forma remota.

O plano aprovado pela UFSJ acompanha as determinações do “Minas Consciente”, e as normas de protocolo de biossegurança estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), Secretaria Estadual de Educação e Comitê Gestor da Covid-19 da UFSJ.

Na Onda Amarela do programa estadual, na qual os campi da instituição estão atualmente, é permitida a abertura de todos os estabelecimentos comerciais, com mudanças nas restrições. Esta é a última fase antes da Onda Verde, que autoriza a volta à normalidade.

Para o retorno, devem ser realizadas previamente as seguintes atividades: organização do espaço físico; aquisição e fornecimento de insumos e equipamentos; levantamento e disponibilização de recursos humanos; treinamento e capacitação da comunidade acadêmica; e, atividades de limpeza e desinfecção, as prefeituras de campi e servidores terceirizados.

O relator da comissão específica do tema, professor Alberto Tibaji, explicou porque neste primeiro momento serão priorizados os cursos da área de Saúde.

“É um grupo prioritário sim, mas que precisa respeitar, por exemplo, o percentual de apenas 25% da comunidade no momento das atividades presenciais”.

Segundo Tibaji, posteriormente o plano prevê a possibilidade de retorno presencial a outras áreas. Ele sugeriu ao Conselho Universitário que, no próximo mês de dezembro, seja realizada uma nova reunião para revisão e avaliação da implementação do plano de retorno gradual.

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!