logo banner
Centro automotivo Eder

Remédios para colesterol, Parkinson, glaucoma e rinite de graça na Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular, mantido pelo governo federal, passa a oferecer a partir de agora remédios de graça para os tratamentos de colesterol alto, Parkinson, glaucoma e rinite.

Por PATRICIA em 11/07/2024 às 12:18:30

O Programa Farmácia Popular, mantido pelo governo federal, passa a oferecer a partir de agora remédios de graça para os tratamentos de colesterol alto, Parkinson, glaucoma e rinite.

A lista completa dos medicamentos pode ser acessada no site do Ministério da Saúde, assim como a relação das farmácias e drogarias credenciadas ao programa.

O Ministério da Saúde calcula que aproximadamente 3 milhões de pessoas que utilizam o programa serão beneficiadas. O Farmácia Popular oferta reúne itens entre remédios, fraldas e absorventes.

Para ter acesso

Para retirar o remédio, o usuário deve ir a uma farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF.

É importante estar com um documento oficial com foto e CPF ou documento de identidade que conste o número do CPF, salvo menor de idade, que permite a apresentação da certidão de nascimento ou registro geral (RG).

Caso a pessoa que for adquirir o medicamento seja representante de uma criança ou adolescente, deve apresentar documento que comprove a responsabilidade.

Se for beneficiário com o Bolsa Família, o reconhecimento é feito automaticamente pelo sistema, não sendo necessário fazer cadastro prévio.

O programa

O Farmácia Popular foi criado em 2004 para oferecer medicamentos e insumos de saúde.

No ano passado, o programa incluiu remédios para osteoporose e anticoncepcionais e, este ano, adotou também a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública.

Pelos dados do governo, 85% dos municípios brasileiros são atendidos pelo programa, cerca de 4,7 mil cidades, e conta com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país, com capacidade para atender 96% da população brasileira.

Leia mais notícia boa

Dignidade menstrual

Desde 17 de janeiro de 2024, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição gratuita de absorventes higiênicos por meio das farmácias credenciadas.

A iniciativa faz parte do Programa Dignidade Menstrual e visa beneficiar pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social extrema ou que têm baixa renda.

Poderão receber os absorventes higiênicos estudantes das instituições públicas de ensino, pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema e pessoas em situação de rua, as quais devem ter idade entre 10 e 49 anos e inscritas no Cadastro Únido (CadÚnico).

A lista completa dos medicamentos e insumos pode ser verificada aqui. Já a relação das farmácias credenciadas você vê aqui.

Farmácia Popular vai oferecer gratuitamente remédios para Parkinson, colesterol, rinite, entre outros. Foto: Agência Brasil

Farmácia Popular vai oferecer gratuitamente remédios para Parkinson, colesterol, rinite, entre outros. Foto: Agência Brasil

Fonte: Só Noticia Boa

Comunicar erro
LINK NET

Comentários