logo banner
Centro automotivo Eder

Missas e distribuição de pães celebram Dia de Santo Antônio em São Luís

.

Por PATRICIA em 13/06/2024 às 13:29:50

Santo Casamenteiro é celebrado nesta terça-feira (13). Dia de Santo Antônio é celebrado nesta quinta-feira (13).

Reprodução/ Murilo Lucena

O Dia de Santo Antônio celebrado nesta quinta-feira (13) iniciou com muita festa e orações. A primeira missa em homenagem ao santo casamenteiro, foi realizada logo nas primeiras horas da manhã na igreja de Santo Antônio, localizado no Centro de São Luís. O dia conta com uma programação extensa e várias celebrações

Fiéis celebrando Santo Antônio

Murilo Lucena/ Grupo Mirante

Todos os anos, fiéis se reúnem para rezar e agradecer as graças alcançadas. Também é tradição pegar o pãozinho abençoado. A distribuição ocorre ao longo de todo dia com missas e celebrações ao santo.

A partir das 17h, haverá uma procissão pelas ruas do Centro de histórico até a capela de Santo de Antônio. Logo após às 18h tem mais uma celebração, com a missa de encerramento e depois a distribuição dos pães e os buquês para os fiéis

Sobre o Pão de Santo Antônio

A história do "Pão de Santo Antônio" remonta a um fato curioso que é assim narrado: "Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham o que comer: os pães tinham sido roubados". Atônito, foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado. O Irmão padeiro voltou estupefato e alegre: os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento.

Até hoje na devoção popular o "pãozinho de Santo Antônio" é colocado, pelos fiéis nos sacos de farinha, com a fé de que, assim, nunca lhes faltará o de que comer.

Santo casamenteiro

Santo Antônio é um dos mais populares da Igreja Católica, venerado não só em Pádua, na Itália, onde morreu e tem uma basílica que abriga seus restos mortais, mas no mundo inteiro.

A fama de casamenteiro foi atribuída após um milagre, mesmo após a morte dele. Segundo a tradição, uma mulher da cidade italiana de Nápoles queria se casar, mas não tinha o valor do dote - que, pelos costumes da época, a família da noiva deveria entregar à família do noivo.

A mulher, então, teria recorrido a Santo Antônio. A divindade teria aparecido e lhe dado um bilhete que deveria ser trocado por moedas de prata com um determinado comerciante. Ela teria conseguido 400 moedas e passado a ser procurada por bons rapazes.

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários