logo banner
Centro automotivo Eder

Câmera flagra furto em loja no Centro de Suzano; comerciantes reclamam da insegurança

.

Por PATRICIA em 22/03/2024 às 20:50:26

Imagens do sistema de monitoramento mostram o momento em que duas mulheres entram em um brechó e colocam muitas camisetas na bolsa. Prejuízo estimado foi de R$ 3 mil. Comerciantes de Suzano reclamam da insegurança no Centro

Comerciantes que trabalham no Centro de Suzano vivem um verdadeiro drama. O aumento no número de furtos registrados nessa região da cidade. Os ladrões agem em plena luz do dia e não se intimidam com todo o monitoramento.

? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp

As câmeras de segurança de um brechó flagraram o momento em que duas mulheres entram na loja e vão direto na pilha de camisetas. Elas observam o movimento, se posicionam estrategicamente e de uma forma muito rápida colocam uma pilha enorme na sacola. O Igor Pardal, subgerente do estabelecimento, estava atendendo uma cliente na hora do furto.

"Eu sou um cara que gosta muito de arrumação e teve uma cliente minha que veio, pegou essas camisetas e eu logo deduzi que ela fez uma bagunça. Então, logo em seguida eu fui arrumar. Quando eu cheguei na mesa, percebi que ela estava com uma arrumação diferente. Foi aí que eu comecei a arrumar do meu jeito e percebi que estava faltando duas pilhas de dois tamanhos. E aí eu bati os tamanhos, uma peça de cada vez para ver se realmente ela não tava misturada, foi quando dei conta de que realmente tinham sido furtadas as duas pilhas", conta.

Ao todo 50 camisetas foram levadas, um prejuízo de cerca de R$ 3 mil. As peças novas são vendidas com desconto e funcionam como um atrativo para chamar o cliente para entrar na loja. Por isso, os produtos ficavam bem na entrada. Com medo de novos furtos, o Igor mudou a mesa expositora de peças de lugar e colocou mais ao fundo da loja.

Mulheres entraram no brechó de Suzano e colocaram camisetas em uma bolsa

Reprodução/TV Diário

"Recentemente também tem uma loja aqui próxima, na praça, que aconteceu a mesma coisa. A gente deixa esses produtos próximos da porta para ser um atrativo, para o cliente saber os produtos que têm. Então, essa loja fez a mesma coisa e eles foram assaltados também. O pessoal entrava lá pegava de quantidade, saia correndo e não tem o que o funcionário pode fazer", afirma.

Mesmo estando numa região monitorada pela Prefeitura, com uma base da GCM a poucos metros da loja, o comerciante não se sente seguro.

"Mesmo com a base, tem o sistema de monitoramento deles ali, têm as câmeras, às vezes têm umas rondas, mas o pessoal é bem ligeiro, tem muitos contatos e sabe realmente como fazer essas coisas. Infelizmente, a gente é muito prejudicado nessa questão", lamenta o comerciante.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em janeiro Suzano registrou um aumento de 27,58% nos casos de furto. No mesmo período do ano passado, foram 203 casos em toda a cidade e agora, em 2024, foram 259.

Segundo Lucelena Burjato Machado, presidente do Conselho de Segurança (Conseg), o aumento de furtos na região do centro já vem sendo acompanhada.

"Nós temos conhecimento de todos os furtos, de todas as tentativas, porque existe um grupo de vizinha solidária, que é um projeto da Polícia Militar, muito atuante no Centro de Suzano. Existe grupos onde existem comerciantes, a segurança do centro, policiais militares, guardas civis inclusos e que propiciam a passagem de informação muito rapidamente. Essas tentativas desses roubos conseguem ser coibidas por conta desses grupos de vizinha solidária", diz.

Lucelena explica ainda que a participação da população nas reuniões é fundamental pra que as ações sejam feitas de forma mais assertiva.

"Infelizmente, nas reuniões do Conselho, principalmente nas reuniões do Centro, a participação é muito pequena. Então, a gente precisa sair um pouco da zona de conforto, participar mais, ser mais ativo, fazer parte da vizinha solidária, com um cuidando do outro e resgatando a sensação de segurança", ressalta.

Sobre o policiamento no centro de Suzano, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã disse que esse tipo de atuação é de competência do Governo do Estado e não da Prefeitura. Afirmou também que a Guarda Civil municipal está à disposição pra prestar apoio às ações da Polícia Militar e atuar em conjunto quando necessário e solicitado. Já a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) disse que o caso foi registrado como furto pela delegacia eletrônica e encaminhado à delegacia de polícia de Suzano, que trabalha pra localizar o autor e esclarecer o crime.

A TV Diário entrou em contato com a Polícia Militar, mas não obteve um retorno.

Assista a mais notícias do Alto Tietê

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários