logo banner
Centro automotivo Eder

Praias de SC entram no último mês do verão com 71% dos pontos analisados próprios para banho

.

Por PATRICIA em 02/03/2024 às 12:00:22

Relatório de balneabilidade do Instituto de Meio Ambiente traz melhor percentual desde o início da estação em dezembro. Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, em julho de 2023

Tiago Ghizoni/Arquivo NSC

Santa Catarina começa o mês de março, o último do verão, com 71,43% dos pontos de praias próprios para banho. O resultado é da análise do Instituto de Meio Ambiente do Estado (IMA-SC) divulgado na sexta-feira (1º). O dado positivo é o melhor desde o início da divulgação do relatório de balneabilidade em dezembro de 2023 e, pela primeira vez, ultrapassa os 70%.

? Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

O estudo é referente à coleta de amostras realizadas entre 26 de fevereiro e 1º de março.

Ao todo são analisados 238 pontos de 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina. Dos locais analisados, 170 apresentam condição própria para banho e 68 estão como impróprios.

CONFIRA O RELATÓRIO DO IMA COM A SITUAÇÃO DE CADA PONTO

Florianópolis

A cidade com maior número de pontos analisados é Florianópolis com 87. Destes, 66 estão adequados para banho, o que equivale a 75,86% do total.

Entre os locais que estão impróprios para banho na capital, estão regiões que já há bastante tempo não têm condições de balneabilidade, como a Beira-Mar Morte e as praias dos bairros Balneário e Jardim Atlântico.

Como é feito o monitoramento das praias

As analises seguem as diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (método padrão para análise da água, em português) que consiste na quantificação dos coliformes totais e de Escherichia coli (leia mais abaixo).

Conforme a Resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274, de 29 de novembro de 2000:

????? o ponto é considerado "PRÓPRIO" quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

????? o ponto é considerado "IMPRÓPRIO" quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Navio naufragado nos anos 1950 vira atração turística em praia de Florianópolis

? Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

Reveja os VÍDEOS mais assistidos do G1 SC

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários