logo banner
Centro automotivo Eder

Casa construída por italianos há quase 150 anos existe até hoje no ES e abriga objetos originais usados pelos imigrantes; FOTOS

.

Por PATRICIA em 19/02/2024 às 02:46:29

A residência foi construída por dois irmãos que chegaram no navio "La Sofia" em Santa Teresa, na região serrana do Espírito Santo, e hoje é patrimônio histórico do estado. Casa construída por italianos que chegaram ao Brasil há quase 150 anos existe até hoje

O Globo Repórter desta sexta-feira (16) celebrou os 150 anos da imigração italiana no Brasil. O marco oficial desse movimento remota a 17 de fevereiro de 1874, quando o navio "La Sofia", que partiu de Gênova com 388 pessoas, atracava no porto de Vitória.

Uma casa foi construída em 1875 por dois irmãos que chegaram no navio La Sofia em Santa Teresa, na região serrana do Espírito Santo- cidade considerada oficialmente a primeira do Brasil fundada pelos imigrantes italianos. Depois de abrigar três gerações da família, a residência hoje é patrimônio histórico estado.

As paredes de estuque testemunham o passar do tempo. A casa abriga objetos originais, mantidos do jeito que os imigrantes usavam quando moravam ali, incluindo um relógio que veio da Itália 150 anos atrás, além de uma máquina de fazer macarrão.

Casa construída por italianos que chegaram ao Brasil há 150 anos existe até hoje

Reprodução/TV Globo

Célio Perini, um apaixonado pela história da imigração italiana, é quem recebe os visitantes.

"Olha já presenciei de tudo, pessoas que choram porque lembram da família, pessoas que se surpreendem porque tem coisas que usaram lá atrás e viram os avós usarem. Eu também me surpreendo a cada dia", conta o curador da Casa Lambert.

Casa construída por italianos que chegaram ao Brasil há quase 150 anos existe até hoje

Reprodução/TV Globo

150 anos da imigração italiana no Brasil: veja o legado e a influência do povo italiano no país

Jurema Tonini foi conhecer a casa e levou fotos de parentes que fizeram a viagem no navio La Sofia.

"Ele [trisavó de Jurema] tinha 52 anos, estava no primeiro navio, agricultor e católico e essa é a esposa Domenica Gaspari. Hoje estou aqui, sou da quinta geração", conta a presidente do Circolo Tretino de Santa Teresa.

Descente de imigrantes italianos mostra fotos de parentes que fizeram a viagem no navio La Sofia

Reprodução/TV Globo

Veja galeria de fotos da casa construída por italianos

Veja a íntegra do programa abaixo:

Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:

A

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários