logo banner
Centro automotivo Eder

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, é detido por porte irregular de arma de fogo e uma pepita

Segundo a PF, o Partido Liberal sofreu uma 'instrumentalização' durante as eleições para financiar a estrutura de apoio às narrativas que alegavam supostas fraudes às urnas eletrônicas, e o presidente do PL foi o principal fiador dos questionamentos.

Por PATRICIA em 08/02/2024 às 22:11:30

Foto: Reprodução internet

Segundo a PF, o Partido Liberal sofreu uma 'instrumentalização' durante as eleições para financiar a estrutura de apoio às narrativas que alegavam supostas fraudes às urnas eletrônicas, e o presidente do PL foi o principal fiador dos questionamentos. Polícia Federal prende Valdemar Costa Neto em flagrante, durante operação, em Brasília

Além de estar com uma arma com registro vencido e em nome de outra pessoa, Valdemar Costa Neto foi preso em flagrante porque também tinha em casa uma pepita de ouro.

Valdemar Costa Neto não apresentou a documentação da pepita. O material apreendido passou por uma perícia da Polícia Federal. Segundo o laudo, a pepita tem 39 gramas de ouro, com 91% de pureza. Foi avaliada em R$ 11 mil. Se trata de bem mineral que pertence à União. A origem do ouro é de garimpo.

Agentes da Polícia Federal também fizeram buscas na sede do Partido Liberal, que fica no mesmo prédio onde Valdemar foi preso. É o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele disputou a reeleição pelo PL em 2022.

Segundo a Polícia Federal, o Partido Liberal sofreu uma "instrumentalização" durante as eleições para financiar a estrutura de apoio às narrativas que alegavam supostas fraudes às urnas eletrônicas - e o presidente do PL foi o principal fiador dos questionamentos.

Ainda de acordo com a Polícia Federal houve utilização da estrutura partidária para apoio ao núcleo jurídico responsável pela elaboração de minutas de conteúdo golpista.

Em novembro de 2022, o PL chegou a entrar no Tribunal Superior Eleitoral com um pedido de verificação extraordinária do resultado do segundo turno das eleições. Sem apresentar provas de fraude, pediu a invalidação dos votos de mais de 250 mil urnas. O pedido foi negado pelo TSE por falta de provas.

Em 2012, Valdemar Costa Neto foi condenado a sete anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo que ficou conhecido como Mensalão do PT. Foi preso em 2013. No ano seguinte, passou a cumprir prisão domiciliar. Em 2016, recebeu indulto do STF - Supremo Tribunal Federal.

A defesa de Valdemar Costa Neto afirmou que a pedra apreendida está guardada há anos como relíquia, tem baixo valor e a posse dela não configura delito. Declarou também que a arma encontrada é registrada, tem uso permitido, pertence a um parente próximo e foi esquecida no apartamento dele.

LEIA TAMBÉM

Valdemar Costa Neto é detido em flagrante por posse irregular de arma de fogo durante buscas de operação contra golpistas

PF diz que Valdemar Costa Neto usou PL para 'financiar' estrutura de apoio a golpe de Estado

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários