logo banner
Centro automotivo Eder

Quadrilha presa por enviar anabolizantes e medicamentos ilegais para todo o Brasil é solta; VÍDEO

.

Por PATRICIA em 04/02/2024 às 20:31:26

Onze homens que foram presos tiveram a liberdade provisória concedida pelo TJ-SP. Quadrilha vendia produtos proibidos pela Anvisa que poderiam levar à morte. Vídeo mostra central clandestina que enviava medicamentos ilegais para todo o Brasil

Os 11 homens presos por envolvimento em uma central clandestina de distribuição e armazenamento de anabolizantes e medicamentos em Santos, no litoral de São Paulo, foram soltos. Conforme apurado pelo g1, neste domingo (4), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) considerou que ainda não há provas suficientes sobre os crimes atribuídos pela Polícia Civil.

?Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.

Eles são investigados pela venda ilegal de remédios para todo o Brasil. A maioria dos produtos comercializados eram proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e poderiam levar à morte. O vídeo mostra a central clandestina e o momento da prisão (veja acima).

Além da falta de provas, o TJ-SP explicou à reportagem que os 11 homens são considerados réus primários, ou seja, não possuem condenações anteriores. Nestes casos, a prisão cautelar não é necessária.

A Justiça, portanto, revogou a prisão preventiva deles e concedeu a liberdade provisória mediante o cumprimento de medidas cautelares. Os investigados são obrigados a comparecer mensalmente em juízo para informar e justificar as próprias atividades.

Além disso, o grupo está proibido de ter qualquer envolvimento com comércio ou fornecimento de medicamentos e quaisquer outras substâncias destinadas a fins terapêuticos ou medicinais. A proibição é válida para atividades gratuitas e pagas.

Efeitos colaterais de remédios comercializados ilegalmente podem levar a morte

Polícia Civil/Divulgação

Os homens são investigados pelos crimes de tráfico de drogas, associação e integração de organização criminosa e descaminho. Eles também podem responder por falsificar, corromper, adulterar e alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

Prisão

No último dia 15, os policiais da 2ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) cumpriram um mandado de busca e apreensão enviado pela 1ª Vara Criminal de Santos (SP).

Durante as investigações, dois homens, de 31 e 46 anos, foram gravados transportando e entregando caixas com os medicamentos ilegais. A dupla foi abordada com as mercadorias no estacionamento de um mercado, na Avenida Ana Costa.

Em seguida, os policiais foram até um edifício comercial, na Rua Alexandre Gusmão, onde encontraram outros 9 homens. Eles organizavam, preparavam, embalavam e etiquetavam os produtos.

Central de distribuição enviava medicamentos ilegais para todo o Brasil

Polícia Civil/Divulgação

Remédios ilegais e vencidos

De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais encontraram remédios com substâncias psicotrópicas -- que afetam a função cerebral; extrato de canabidiol [maconha], anabolizantes com testosterona [hormônio masculino]; medicamentos para emagrecimento; medicação prescrita para uso veterinário -- proibida para humanos; e cigarros eletrônicos.

Estes medicamentos, segundo a polícia, podem causar falência renal, doenças hepáticas, intoxicação, crises de ansiedade, perda de função do coração e até levar a morte. Os riscos ainda são agravados pelo fato de alguns produtos estarem vencidos.

As centenas de medicamentos estavam organizados para serem embalados ou já etiquetados com endereços de compradores de todo o Brasil. Os produtos tinham origem nacional e estrangeira.

Medicamentos vendidos por organização criminosa de Santos (SP) eram proibidos pela Anvisa

Polícia Civil/Divulgação

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários