logo banner
Centro automotivo Eder

Polícia de Roraima encontra remédios que deveriam ter sido destinado a yanomami, mas que perderem a validade

.

Por PATRICIA em 01/02/2024 às 21:02:32

As caixas tinham etiquetas do Ministério da Saúde, com número do lote, descrição e destinatário: o Distrito Sanitário de Especial Indígena Yanomami, órgão vinculado ao governo federal, responsável pela saúde dos indígenas. A Polícia Civil de Roraima encontrou caixas de remédios que deveriam ter sido destinados aos indígenas Yanomami, mas que ficaram esquecidas até perderem a validade.

Em caixas, sacos de lixo espalhados pelo chão e dentro de galões de combustível: os medicamentos deveriam ter sido entregues aos Yanomami, mas estavam em uma casa abandonada em Boa Vista.

As caixas tinham etiquetas do Ministério da Saúde, com número do lote, descrição e destinatário: o Distrito Sanitário de Especial Indígena Yanomami, órgão vinculado ao governo federal, responsável pela saúde dos indígenas.

Os remédios são usados no tratamento de doenças como a malária e a pneumonia. De acordo com dados do Ministério da Saúde, de janeiro a novembro de 2023, foram registradas 308 mortes de indígenas no Território Yanomami - a maioria crianças de até 4 anos de idade.

Remédios vencidos, destinados aos Yanomami, são encontrados em casa abandonada, até dentro de fossa

JN

Segundo a Polícia Civil de Roraima, os agentes chegaram até o endereço por acaso, durante uma investigação de combate ao crime de tráfico de drogas da Inteligência. Como não conseguiram contato com o proprietário, eles entraram na residência.

"A gente viu que já tinha tido início de queima para realmente sumir com esse medicamento. Em torno do quintal da residência encontramos uma fossa inativa, também com vários medicamentos jogados lá dentro. A ideia mesmo era um descarte mesmo, para que não viesse à tona a localização desses medicamentos, que já estão vencidos desde 2021", afirma Magnólia Soares, delegada da Polícia Civil.

Em nota, a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde disse que repudia o descarte de medicamentos que deveriam ser destinados aos Yanomami e destacou que os remédios estavam vencidos desde 2021, antes da gestão atual assumir. A secretaria afirmou que vai colaborar com as investigações e que o Ministério da Saúde trabalha no fornecimento de medidas e ações para reestruturação dos distritos sanitários indígenas.

LEIA TAMBÉM

Terra Yanomami: o garimpo ilegal e a crise humanitária permanecem um ano depois da operação federal

Remédios para Yanomami foram encontrados até dentro de fossa e polícia suspeita que seriam queimados em Boa Vista

Fotos mostram medicamentos para indígenas Yanomami jogados em casa abandonada em Boa Vista

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários