logo banner
Centro automotivo Eder

Museus guardam a história de JK e de operários que ergueram Brasília

Por Mariana Saraiva e Fernanda Cavalcante*O Correio traz, nesta edição, a segunda matéria da série que vem resgatando a história da capital do país por meio dos museus da cidade.

Por PATRICIA em 22/01/2024 às 06:13:25

 

Exposição

A exposição permanente Poeira, lona e concreto apresenta a história da construção da capital e dos candangos, com peças cedidas pelos pioneiros, ou que já estavam ali anteriormente e permaneceram.

"Quando falamos da construção de Brasília existe uma supervalorização do papel do Juscelino Kubitschek, e a história dos pioneiros acaba sendo deixada de lado. A exposição é uma tentativa de recuperar a identidade desse grupo", ressalta Ana Lúcia Abreu, doutora em história cultural pela Universidade de Brasília (UnB).

A princípio, o projeto ocuparia cinco módulos, mas, devido à falta de verba pública, apenas um módulo do museu foi ocupado.

O museu possui, ainda, uma sala educativa com uma série de desenhos realizados por alunos do ensino fundamental ao médio, em visitações guiadas por mediadores. O Projeto Educativo é de 2023, em parceria com o Fundo de Apoio à Cultura (FAC). "Chegamos a receber 150 alunos por dia, algumas escolas vieram do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo. Eles aprendem sobre a história da construção da nossa capital assim como dos construtores", contou Eliane Falcão, diretora do museu. "Espero que o projeto se estenda em 2024", completou.

*Estagiária sob a supervisão de Suzano Almeida

Fonte: Correio Braziliense

Tags:   MUSEUS
Comunicar erro
LINK NET

Comentários