logo banner
Centro automotivo Eder

Em caso raro, bezerro nasce com 5 patas em fazenda em Pedregulho, SP

.

Por PATRICIA em 14/11/2023 às 18:06:34

Quinto membro está localizado no dorso e não deve atrapalhar crescimento, segundo especialista. Incidência é de que 1 a cada 15 mil filhotes nasçam com o mesmo tipo de anomalia. Bezerro nasce com cinco patas em fazenda em Pedregulho, SP

O bezerro de uma fazenda em Alto Porã, distrito de Pedregulho (SP), nasceu com cinco patas e chamou a atenção dos donos da propriedade, por se tratar de um caso extremamente raro. A incidência é de um a cada 15 mil nascimentos, de acordo com o biólogo Samuel Maria.

Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp

Bezerro nasceu com cinco patas em fazenda em Pedregulho (SP)

Arquivo pessoal

Ao g1, o agricultor José Orlando, de 53 anos, contou que ficou sabendo da história pelo peão da fazenda, que enviou um vídeo do animal na manhã desta terça-feira (14). (veja acima)

"Eu não estava entendendo o que era, achei que era um rabo. A hora que vi o vídeo, achei que era um segundo rabo. Aí ele [o peão] falou 'não, olha direitinho que você vai ver um casco' e aí que eu fui olhar e vi o casco".

Bezerro de fazenda em Pedregulho (SP), nasceu com a quinta pata no dorso

Arquivo pessoal

O bezerro nasceu de parto natural na madrugada e, segundo Orlando, o funcionário da fazenda notou o animal de cinco patas logo pela manhã, assim que passou para fazer a curagem.

"Meu peão faz a lida todo dia. Vai na vacada primeiro e depois no gado solteiro. Aí chegou logo cedo lá pra conferir e nós estamos na época de parição, então ele já está sempre preparado para pegar, curar, por o brinco, faz o curativo de umbigo, e essa vaca pariu e pariu um bezerro assim, desse jeito, com uma perninha a mais".

Segundo especialista, quinta pata não deve atrapalhar crescimento de animal em fazenda em Pedregulho (SP)

Arquivo pessoal

Quando chegou na fazenda, no começo da tarde, Orlando foi ver de perto o animal que acabou de nascer.

"Está bonitão, fortão, você viu o jeito que ele levantou depois de curar? Mandei [o vídeo] para um veterinário amigo nosso e ele também nunca tinha visto. Vamos procurar saber se ali tem alguma ligação, alguma veia, alguma coisa. [Na parte de cima] não tem o osso, é só da metade pra baixo. Esquisito, né?"

Como é época de parição [o que acontece durante o período mais seco do ano], outras vacas ainda vão parir na fazenda de Orlando, mas ele acredita que o bezerro de cinco patas será único na propriedade.

"Tenho outras vacas paridas e mais para parir até o final de dezembro e começo de janeiro. Mas esse caso aí eu acho que é único".

Caso é raro, mas não é único

De acordo com o biólogo Samuel Maria, o caso na fazenda de Pedregulho é raro, mas não é único. A incidência é de que um a cada 15 mil filhotes possa nascer com a anomalia.

"Normalmente isso pode acontecer por três motivos: consanguinidade, que é quando pai com filha cruzam, infecções, ou fatores genéticos em geral, que é o que pode ter acontecido".

Ainda de acordo com Samuel, a quinta pata, geralmente, nasce no dorso do animal, assim como no caso do bezerro da fazenda de Orlando, e a anomalia não atrapalha no desenvolvimento.

"Dos outros casos que já tiveram no Brasil, nasce nas costas, neste mesmo lugar. Isto é raro, mas não é único. Normalmente, não atrapalha no crescimento do bicho. Só tem de fazer alguns exames, levar, com certeza, para um veterinário, procurar saber se tem algum problema. O veterinário vai optar por ou amputar essa quinta pata ou não".

Animal de cinco patas nasceu na madrugada desta terça-feira (14), em fazenda em Pedregulho (SP)

Arquivo pessoal

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários