logo banner
Centro automotivo Eder

'Nunca fui num salão antes': a história da ex-diarista que estudou, guardou dinheiro e realizou sonho de virar cabeleireira

.

Por PATRICIA em 14/11/2023 às 01:56:29

Carmem Aguiar casou cedo, teve filhos, mas queria uma história diferente da que viveu na infância e na adolescência. 'Eu nunca fui num salão antes': a história da diarista que estudou, guardou dinheiro e rea

O Globo Repórter desta sexta-feira (10) contou a história da Carmem Aguiar, que é do interior de Pernambuco, e enfrentou desafios significativos para transformar sua vida.

Carmem casou cedo, teve filhos, mas queria uma história diferente da que viveu na infância e na adolescência. Aos 19 anos, ela se mudou para o Rio de Janeiro. Foi doméstica, diarista, qualquer serviço, ela estava dentro. Com muita determinação, ela conseguiu fazer um curso em uma ONG e virou cabeleireira.

"Comecei a atender as próprias patroas. Eu terminava de trabalhar e ia fazer o cabelo delas, e já falava pra vizinha, aí eu já fazia da vizinha. Ia com uma mochila pesada com secador, prancha, xampu, fazer descoloração, pente e tudo nas costas, andando pelo bairro. Fiz isso por muitos anos, e guardando dinheiro", conta.

Aos poucos, as coisas foram se ajeitando e o que parecia improvável aconteceu. Carmem abriu um salão, no bairro de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.

"Todo trabalho, todo esforço, toda luta, todas as vezes que deixei de fazer coisas pra mim. Eu nunca fui num salão antes, eu cortava meu cabelo em casa", destaca a cabeleireira.

É possível economizar ganhando pouco? Veja as estratégias de quem aprendeu a fazer o dinheiro render

'Eu nunca fui num salão antes': a história da diarista que estudou, guardou dinheiro e realizou sonho de virar cabeleireira

Reprodução/TV Globo

Guardar dinheiro

Ela destacou a importância de foco, dedicação e economia para alcançar seu objetivo: "Eu acho que eu consigo guardar uns R$ 2 ou 3 mil por mês. Sempre guardo, para quem guardava R$ 30, 40", relata.

A forma como ela organizou a vida e se reinventou pode servir de exemplo para muita gente e inspiração para a ex-patroa que virou cliente.

"Vejo como a Carmem está hoje, ela é iluminada, né? Ela tem uma luz no olhar, é muito forte", diz Lucia Urea.

Carmem e a ex-patroa que agora é cliente do salão de beleza dela

Reprodução/TV Globo

Veja a íntegra do programa abaixo:

Globo Repórter – Esticando o dinheiro – 10/11/2023

Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários