logo banner
Centro automotivo Eder

Protetor solar para lavouras auxilia agricultores na gestão do clima

.

Por PATRICIA em 13/11/2023 às 10:52:29

Produto oferece mais conforto térmico para culturas agrícolas realizarem a fotossíntese, garantindo a produtividade A produção esperada para a safra de soja em Goiás é de 17,677 milhões de toneladas em 2023/24, acima das 17,462 milhões de toneladas obtidas em 2022/23. Para alcançar esse índice, a área plantada deve ser aumentada em 4,4%, saltando de 4,5 milhões de hectares plantados no ano passado, para 4,7 milhões de hectares neste ciclo, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado.

Mas para que esse ganho de produtividade, mesmo que menor proporcionalmente em relação ao aumento da área plantada, seja concretizado, o produtor precisa enfrentar alguns desafios. E nesta safra, o principal não foi nem o mercado externo, muito menos os preços dos insumos, mas sim o clima. A gestão do clima passou a ser uma forte demanda dos produtores frente às ondas de calor, seguidas das próximas rajadas de tempestades que estão previstas para os próximos dias.

Atualmente, tecnologias que podem otimizar a gestão do clima para dar maior inteligência ao manejo da lavoura já são realidade. Uma das principais ferramentas nesse manejo é um protetor solar específico para as plantas que evita que elas sofram com a incidência da radiação excessiva e as altas temperaturas. Ele se torna uma solução de inteligência climática que deixa a lavoura mais resiliente, eficiente e produtiva.

O produto busca proporcionar conforto térmico para a lavoura, evitando o estresse nas plantações. O protetor solar Surround WP diminui a temperatura das plantas em uma média de até 4°C. Ele é pulverizado sobre as folhas, garantindo que os vegetais façam fotossíntese por um período de tempo maior.

O engenheiro agrônomo Diogo Alfaix, da AHL Agro, empresa que distribui o Surround WP em Goiás e região, explica que o produto filtra a radiação solar, garantindo que os estômatos, espécie de poros da planta, se mantenham abertos. "Assim, essa folha ativa continua realizando fotossíntese por mais tempo ao longo do dia, gerando mais energia. A cultura consegue se desenvolver melhor, fazendo mais flores, mais folhas e mais grãos", destaca.

Após pulverização foliar, o Surround WP forma um filme protetor sobre as partes da planta, enquanto a protege dos efeitos nocivos da radiação.

AHL Agro

Diferencial

Após pulverização foliar, o Surround WP forma um filme protetor sobre as partes da planta, enquanto a protege dos efeitos nocivos da radiação, como queimaduras e escaldaduras.

Além disso, o produto auxilia no desenvolvimento da planta, melhorando a fotossíntese e auxiliando na manutenção da qualidade dos grãos, folhas e frutos. Ele pode ser pulverizado juntamente com outros produtos, o que otimiza os custos operacionais.

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários