logo banner
Centro automotivo Eder

Brasilienses à procura de refresco lotam parques em família

Sob alerta vermelho para altas temperaturas, que podem chegar aos 35ºC, e a baixa umidade, o brasiliense tem enfrentado uma onda de calor poucas vezes vista.

Por PATRICIA em 12/11/2023 às 05:40:30

Cuidados

De acordo com o médico otorrinolaringologista Stênio Ponte, o calor intenso consome grande energia do organismo que, por sua vez, luta para tentar equilibrar a temperatura do corpo e evitar a insolação. Nesse caso, sintomas como tontura, náusea, dor de cabeça, transpiração intensa e até desmaios podem ser manifestados. Além disso, o coração bate em uma frequência maior, apresentando risco às pessoas que são hipertensas, por exemplo.

Devido à fragilidade da pele, que tem menor capacidade de se adaptar a temperaturas extremas, os idosos são um dos grupos mais afetados pelo calor. Bebês e crianças pequenas também precisam de maior atenção, visto que dependem dos outros para manterem-se hidratados.

"Por fim, pessoas imunocomprometidas também demandam cuidado, uma vez que o organismo desvia a atenção da proteção do corpo ou do combate a alguma doença para tentar se defender da alta temperatura", explicou o especialista. No geral, para se prevenir dos problemas provocados pelo calor, é necessário evitar exposição ao sol, principalmente nas horas mais quentes do dia, manter-se hidratado e usar proteção solar.

 

Fonte: Correio Braziliense

Tags:   Clima
Comunicar erro
LINK NET

Comentários