logo banner
Centro automotivo Eder

Austrália fecha acordo para refugiar moradores de Tuvalu, que pode desaparecer com elevação do mar

.

Por PATRICIA em 10/11/2023 às 14:27:28

O arquipélago de Tuvalu está ameaçado de desaparecer com a elevação do nível do mar; acordo inclui investimentos urbanos e segurança militar. Tuvalu é formado por 9 ilhas de relevo baixo no Pacífico, entre a Austrália e o Havaí, e tem 11 mil habitantes

Reprodução/Jornal Hoje

A Austrália fechou um acordo em que se compromete a oferecer refúgio aos moradores do arquipélago de Tuvalu, ameaçado pela elevação do nível do mar. O território é formado por 9 ilhas de relevo baixo localizado no Oceano Pacífico, entre a Austrália e o Havaí, e tem 11 mil habitantes.

Segundo o acordo, assinado pelos Premiês dos dois países, a Austrália vai permitir a entrada de 280 imigrantes por ano. O documento também inclui investimentos para expandir o território da capital em 6% e prevê que a Austrália vai dar segurança militar ao arquipélago em caso de conflitos regionais.

Simon Kofe, ministro da justiça de Tuvalu, fez um apelo num lugar inusitado e com a água até o umbigo para chamar atenção sobre as ameaças climáticas que o país enfrenta (veja na imagem abaixo).

Simon Kofe, ministro da justiça de Tuvalu, fez um pronunciamento inusitado. O país é ameaçado de desaparecimento pela elevação do nível do mar

Reprodução/Jornal Hoje

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários