logo banner
Centro automotivo Eder

Fortaleza terá Dia D de vacinação antirrábica para cães e gatos; veja os locais

.

Por PATRICIA em 09/11/2023 às 09:17:25

Ação ocorre das 8h às 17h, em 200 pontos de vacinação. Fortaleza realiza no sábado 'Dia D' de vacinação antirrábica para cães e gatos no sábado (11).

Prefeitura de Araguari/Divulgação

A prefeitura de Fortaleza realiza neste sábado (11), das 8h às 17h, o Dia D de vacinação contra a raiva para cães e gatos. O lançamento da Campanha Antirrábica 2023 acontece nesta quinta-feira (9).

Serão mais de 200 pontos de vacinação em toda cidade contemplando os animais de estimação a partir de três meses de idade, com exceção daqueles que estiverem doentes ou passaram por cirurgias recentes.

Confira os locais de vacinação do Dia D

A meta deste ano é vacinar cerca de 417 mil animais. Em 2022, a capital vacinou 322.320, sendo 211.769 cães e 110.551 gatos, atingindo a meta para cães definida pelo Ministério da Saúde (MS), com 80,14% de animais vacinados. O órgão federal não estima meta para felinos.

Vacinação

Ao comparecer a um ponto de vacinação, os tutores devem apresentar a carteira de vacinação de seus animais. Aqueles que não possuírem o documento receberão a documentação no momento da imunização.

Os cães e gatos devem estar acompanhados por pessoas maiores de 18 anos. Além disso, é obrigatório que os cães estejam com focinheira, assim como é recomendada a utilização de coleira e guia. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, evitando acidentes ou fugas.

Doença

A raiva é uma doença grave que afeta o sistema nervoso central e é potencialmente fatal, tanto para animais quanto para seres humanos. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, saguis (soim), raposa e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.

Ela pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, lambidas ou arranhões. Animais com raiva costumam apresentar sintomas como agressividade, tristeza, salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

Fortaleza está há 20 anos sem registrar casos de raiva em seres humanos. Conforme a prefeitura, o resultado é fruto de um trabalho diário e intenso realizado pelas equipes de Vigilância em Saúde.

Assista aos vídeos mais vistos do g1 Ceará

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários