logo banner
Centro automotivo Eder

Com apenas 14 anos, jovem coleciona doações de cabelo para crianças em tratamento contra o câncer em Sorocaba: 'Coração enorme', diz mãe

.

Por PATRICIA em 03/11/2023 às 07:19:28

Decisão de doar o cabelo foi tomada quando Murilo Binelli Gomes tinha apenas três anos de vida, quando disse aos pais que queria 'ajudar as crianças que tinham aquela doença que caía o cabelo'". Com apenas 14 anos, jovem coleciona doações de cabelo para crianças em tratamento contra o câncer

Reprodução/TV TEM

O coração inocente de uma criança reflete na bondade que ela emana para o mundo. Com Murilo Binelli Gomes, não foi diferente. Aos três anos, tomou sua primeira grande decisão: não cortaria mais o cabelo. O motivo? Queria "ajudar as crianças que tinham aquela 'doença que caía o cabelo'".

Três anos após tomar a decisão de deixar o cabelo crescer, Murilo deu início ao que se tornaria sua meta pela década que se seguiu.

"Ficamos perplexos com a resposta. Tão novo e com o coração enorme", relata a mãe do jovem, Ivani Binelli Gomes.

Hoje com 14 anos, o jovem enfrentou o bullying, as "broncas" das professoras e superou as expectativas. Mais de dez anos depois, Murilo já realizou quatro doações de cabelo para o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) de Sorocaba (SP) e já tem mechas reservadas para realizar uma nova doação.

Com apenas 14 anos, jovem coleciona doações de cabelo para crianças em tratamento contra o câncer

Arquivo pessoal

"As professoras falavam: 'mãe, esse cabelo no olho, olha o piolho'. Mas nada de o Murilo deixar cortar. Aí falei 'tem tantas crianças com cabelo longo, ele vai se irritar e vai querer cortar. Me enganei (risos)", conta a mãe.

"Foram anos deixando crescer. Os meninos chamavam ele de menina, mas ele nunca se sentiu ferido por isso. Ele falava 'eu não ligo, deixa falar, mamãe'", relata.

A primeira doação foi feita aos seis anos. Novamente, a decisão partiu do pequeno. "Foi emocionante. No dia seguinte, levamos ao Gpaci. Desde então, a cada dois anos ele corta o cabelo para doar, ou quando ele sente que chegou a hora", explica Ivani.

'Alma evoluída'

Com apenas 14 anos, jovem coleciona doações de cabelo para crianças em tratamento contra o câncer

Reprodução/TV TEM

Segundo a mãe, a bondade do filho não é vista apenas na doação do cabelo, mas em atitudes com outras pessoas também, seja com colegas de classe ou com a própria família. "A vida toda é lição atrás de lição com o Murilo. Uma alma evoluída demais", completa.

Murilo é o irmão mais novo de três filhos. Para Ivani, a família é a sua maior benção.

"O Murilo chegou para mudar tudo. Ele faz com que a gente pense positivo, nos motiva a ter esperança. essas atitudes dele mostram a esperança na humanidade, nas crianças. Eu, como mãe, sinto a maior felicidade e o privilégio de ter ele como filho, e de ele ter me escolhido como mãe", diz.

A última doação do jovem foi feita no ano passado. Agora, o cabelo segue crescendo para a próxima doação, que deve ocorrer em 2024. "O cabelo dele já está grande. Quando é para o bem, cresce muito rápido", conclui Ivani.

Quero doar o cabelo. O que fazer?

Para doar o cabelo para o Gpaci, é preciso separar as mechas de no mínimo dez centímetros em um elástico. O hospital recebe qualquer tipo de cabelo, com ou sem tintura e química.

Em seguida, basta levar o cabelo para o hospital, que está localizado na rua Antônio Miguel Pereira, número 45, no Jardim Faculdade. Caso queira, também é possível enviar o cabelo pelos Correios. O CEP do hospital é 18.030-250.

Em caso de dúvidas, o interessado pode ligar para os números (15) 2101-6555 ou (15) 2101-6579.

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários