logo banner
Centro automotivo Eder

Cortejo celebra lendas do Norte do país com programação que percorre cemitério e ruas em Belém

.

Por PATRICIA em 31/10/2023 às 23:59:25

Iniciativa faz parte do Cortejo Visagento, evento que homenageia personagem do folclore brasileiro. Cortejo Visagento sai de um cemitério e percorre o bairro do Guamá.

Ariela Motizuki

A noite desta terça-feira (31) foi marcada por muito folclore e 'assombrações' pelas ruas de Belém durante o Cortejo Visagento. A programação, que celebra lendas do Norte do país, saiu de um cemitério da capital paraense.

A partir das 18h uma multidão já se organizava no Cemitério Santa Izabel para conhecer as lendas e histórias da cidade. A temática deste ano foi "Água: a mãe da vida pede socorro", homenageando a Iara, personagem do folclore brasileiro.

A programação começou com contação de histórias e seguiu pelas ruas do bairro do Guamá. O Cortejo contou com duas paradas estratégicas para apresentação de performances culturais, como concursos de fantasia, recitação de poemas e teatro de rua.

Cortejo celebra lendas do Norte do país com programação que percorre cemitério em Belém

Esta foi a quinta edição do Cortejo Visagento. Um dos coordenadores, Vitor Ramos, explica que o cortejo nasceu da ideia de resgatar a cultura local, exaltando a Semana da Matinta, criada por meio da Lei municipal Nº 8330 de 16 de junho de 2004.

"A nossa programação vem para contrapor a ideia americanizada de comemorar o Halloween e valorizar nossas visagens, assombrações e lendas", disse.

"O ponto positivo do evento é o fato de muitos irem fantasiados das personagens tradicionais do imaginário paraense. E essas fantasias também abordam questões ambientais, como a "Matinta Pereira do Lixão", com roupas feitas com material reciclado. Acredito que esse tema será sempre recorrente nas nossas programações", explicou Vitor.

Cortejo Visagento chega à quinta edição.

Reprodução

Uma das organizadoras do evento, Tereza Oliveira ressalta a importância da valorização da cultura amazônica.

"Temos que manter as memórias da região onde moramos e dos povos que estavam aqui antes de nós. O Pará é culturalmente rico, então é importante que não esqueçamos do que temos, porque a memória é identidade", afirmou.

Todo ano, o Cortejo Visagento evidencia lendas já conhecidas, como a Mulher do Táxi, a Cobra-grande, o Saci Pererê, e muitos outros. O imaginário regional toma conta das ruas com fantasias criativas referenciando as assombrações mais queridas pelo público.

VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará

Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários