logo banner
Centro automotivo Eder

Sorocaba registra 756 casos de Covid-19 na primeira quinzena de outubro; saiba onde se vacinar

.

Por PATRICIA em 26/10/2023 às 18:10:30

Foto: Reprodução internet

Prefeitura alerta para o aumento de casos e ressalta a necessidade de adesão ao esquema vacinal contra a Covid-19. Sorocaba registra 756 casos de Covid-19 na primeira quinzena de outubro

Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

Na primeira quinzena de outubro, Sorocaba (SP) registrou 756 casos de Covid-19. Por isso, cidade alerta para a importância de completar o esquema vacinal contra a doença.

Segundo a prefeitura, em julho, foram registrados 253 casos e 11 internados, sendo quatro em UTI. No mês de agosto, foram registrados 172 casos e 21 internados, com dois em UTI.

Já em setembro, foram registrados 558 casos e 25 internados, com cinco em UTI. Até o dia 16 de outubro, foram registrados 756 casos, com cinco internados e nenhum em UTI.

A gestora da Vigilância em Saúde de Sorocaba, Rosangela Garcia, atribui o aumento no número de casos à falta de adesão à vacina de reforço contra a Covid-19.

"A vacinação com a bivalente é mais eficaz do que a monovalente. Porque a bivalente atinge o vírus da cepa original e as variantes. Menos pessoas se vacinando há a possibilidade da mutação do vírus e, com isso, o surgimento de novas variantes", explica.

Vacinação

Todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade oferecem a vacina contra Covid-19, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

A vacina Pfizer Bivalente está disponível para todas as pessoas acima de 18 anos. O público-alvo ainda inclui: profissionais da saúde; gestantes e puérperas; pessoas, a partir de 12 anos, vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPs) e os trabalhadores dessas instituições; pessoas imunocomprometidas; além de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

As vacinas Pfizer Baby, Pfizer Pediátrica e Pfizer Adulto igualmente são fornecidas aos respectivos públicos-alvo, em todas as UBSs.

Para a imunização com a Pfizer Bivalente, os moradores que fazem parte do público-alvo precisam ter tomado, pelo menos, duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida.

Documentos e comprovantes

As vacinas serão aplicadas mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso de crianças com comorbidades e de pessoas com alto grau de imunossupressão, é necessário apresentar também laudo médico.

No ato da imunização, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a carteirinha de vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança.

Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar igualmente um comprovante da condição de risco delas.

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários