logo banner
Centro automotivo Eder

Com previsão de duas operações por semana, Fundhacre retoma cirurgias bariátricas

.

Por PATRICIA em 22/10/2023 às 11:37:28

Procedimentos foram retomados em outubro após suspensão por questões burocráticas. Em 2022, segundo a unidade, foram feitas 73 cirurgias desse tipo. Segundo a Fundhacre, foram feitas 73 cirurgias bariátricas na unidade em 2022

Juliana Queiroz/Fundhacre

Com previsão de duas operações por semana, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) retomou a realização de cirurgias bariátricas, suspensas desde dezembro por questões burocráticas de licitações. Conforme a Fundhacre, a expectativa é que sejam operados um obeso e um super obeso a cada semana, o que levaria a uma média de oito pacientes por mês.

Conforme a coordenação do Programa de Obesidade da Fundhacre, por conta da suspensão dos procedimentos, existe fila de espera. A unidade não informou quantos pacientes aguardam pelo procedimento.

"Todos os pacientes aptos a operar passaram por todo o acompanhamento pré-operatório com psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, endocrinologista, cardiologista e pneumologista", afirma a Fundhacre.

A obesidade é classificada como doença crônica, definida pelo acúmulo de gordura no corpo, que faz aumentar o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, apneia do sono, entre outras. Conforme a Fundhacre, o objetivo do programa é proporcionar melhores condições de vida ao paciente, a partir do emagrecimento.

O programa também conta com reuniões mensais com os pacientes cadastrados e conta com o apoio de psicólogos, assistente social e médico cirurgião.

"De janeiro até outubro deste ano, 611 pacientes participaram das atividades em grupo, num total de 11 encontros", informou a unidade.

VÍDEOS: g1

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários