logo banner
Centro automotivo Eder

Você viu? Maranhenses saem de Israel por causa da guerra, adoção entre irmãos, fazendeiro ameaça pescadores de morte e outras notícias da semana no g1 MA

.

Por PATRICIA em 15/10/2023 às 09:37:29

Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Veja o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 8 a 14 de outubro.

Domingo (8)

No domingo (8), morreu, aos 66 anos, o escritor e jornalista Antônio Carlos Gomes Lima, que também era membro da Academia Maranhense de Letras (AML). Conhecido como 'pipoca' na imprensa, Antônio morreu em Brasília, após uma luta contra um câncer no estômago.

Antônio Carlos Gomes Lima era membro da Academia Maranhense de Letras e morreu aos 66 anos, em Brasília.

Arquivo pessoal

Ainda no domingo, o g1 noticiou um acidente que aconteceu na manhã de sábado, 7 de outubro. Uma dupla, em uma moto, sofreu um acidente e ficou ferida em uma avenida no município de São Bento, a cerca de 130 km de São Luís.

Dupla em moto sofre acidente em São Bento

Uma câmera de segurança mostrou o momento exato em que o piloto da moto, em alta velocidade, perde o controle e vai em direção a uma calçada. O pneu da moto fica enroscado entre a calçada e uma rampa, fazendo com que ele e uma passageira fossem projetados para frente (veja no vídeo acima).

Segunda-feira (9)

Estudante morre após ser atropelado por ônibus em avenida movimentada em São Luís

Wallace Brito/Rádio Mirante AM

Na tarde de segunda-feira (9), um estudante identificado como Arthur Sá Godim, de 21 anos, morreu após ser atropelado por um ônibus, na Avenida Colares Moreira, no bairro Renascença, em São Luís. O acidente aconteceu em frente a uma universidade e um shopping popular da capital maranhense.

De acordo com informações preliminares, o estudante de Psicologia, tentou atravessar fora da faixa de pedestre em uma faixa da via reservada para o tráfego de ônibus. Segundo o motorista do veículo, Arthur apareceu de repente na frente do ônibus e foi atingido.

Ainda na segunda, o g1 noticiou que havia cinco maranhenses em Israel à espera da ajuda do Itamaraty, que é o ministério das relações exteriores, para sair do país que havia entrado em guerra contra o Hamas. O grupo chegou ao país em uma excursão composta por 37 brasileiros e não conseguiu voltar para o Brasil, pois o voo deles foi cancelado logo após o início do conflito.

E a Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís anulou, na segunda-feira (9), a nomeação de Daniel Itapary Brandão para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), por haver indícios de erro de procedimento e nepotismo, que é a nomeação de parentes de agentes públicos para cargos públicos. Daniel é sobrinho do atual governador do estado do Maranhão, Carlos Brandão (PSB).

Governador Carlos Brandão (à esquerda) e Daniel Itapary Brandão (à direita).

Divulgação

Terça-feira (10)

Na terça-feira (10), o g1 noticiou que um homem, identificado como Halisson Artur Sousa Veras, havia sido preso durante uma operação do Ministério Público do Maranhão, que investiga a prática de agiotagem na cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão.

O investigado é suspeito de desviar mais de R$ 1 milhão da própria mãe, para oferecer empréstimos com juros que chegavam a 15% ao mês. Halisson Artur foi denunciado pela própria genitora, que mora na Espanha.

Ainda na terça, a Justiça do Maranhão autorizou a saída temporária de 962 presos, do regime semiaberto, para visitar os familiares em comemoração à semana do Dia das Crianças de 2023.

Os presos foram autorizados a sair às 9h de quarta-feira (11), devendo retornar aos estabelecimentos prisionais até as 18h do dia 17 de outubro.

E Vinny, o primeiro cão policial do Maranhão, vai desfrutar de um merecido descanso após sete anos de trabalho. O animal da raça pastor-belga-malinois ganhou um "corredor de aplausos" durante sua aposentadoria oficial, na terça-feira (10), em São Luís. Veja o momento no vídeo abaixo.

Primero cão policial do MA ganha 'corredor de aplausos' ao se aposentar

O cão de oito anos de idade foi responsável por combater o tráfico de drogas em mais de 150 municípios maranhenses, além de prestar auxílio em outros estados como Piauí, Pará, Tocantins e Goiás.

Quarta-feira (11)

O grupo de turistas brasileiros que fugia da guerra em Israel - que incluía nove maranhenses - chegou na madrugada de quarta-feira (11) em Brasília, em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O sentimento é de alívio diante da dificuldade que passaram para sair das proximidades do conflito contra o Hamas.

Grupo com maranhenses chega ao Brasil em fuga da guerra em Israel

O grupo estava há quase 10 dias em Israel. Comemorando a chegada, o pastor Antônio Dias gravou um vídeo assim que o avião aterrissou em território brasileiro (veja acima).

Ainda na quarta, o g1 noticiou que foi registrado, pela primeira vez na história do Maranhão, a adoção entre irmãos. Rosana dos Santos Silva e Roziel Matos dos Santos, que são irmãos, adotaram legalmente o irmão mais novo, Carlos Alberto Barbosa dos Santos, de 18 anos de idade.

Na terça (10), a família esteve no 1° Registro Civil de Pessoas Naturais de São Luís, localizado no Centro da cidade, para receber a nova certidão de nascimento do jovem, que agora passará a se chamar Carlos Alberto Matos dos Santos.

Negligenciado pelos pais biológicos, jovem é adotado legalmente pelos irmãos mais velhos em SL; a adoção entre irmãos é inédita no Maranhão

Divulgação/DPE-MA

Rosana e Roziel relataram que o irmão caçula, quando tinha apenas um ano de idade, teria sido negligenciado pelos pais biológicos e foi esquecido em um estabelecimento da capital maranhense.

Na época, a menino foi levado pelo Conselho Tutelar de São Luís para uma casa de apoio de crianças e adolescentes em situação de risco e, em seguida, foi acolhido pelos irmãos mais velhos, que passaram a ser as referências paterna e materna do menor. Diante dos laços criados entre os irmãos, eles decidiram registrar a adoção.

Ainda na quarta, o desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), suspendeu a sentença do juiz Douglas de Melo Martins, que havia anulado a nomeação do advogado Daniel Itapary Brandão para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

A decisão do desembargador Jamil Gedeon foi dada após Daniel Brandão entrar com um pedido na Justiça para suspender a anulação de sua nomeação ao cargo.

Quinta-feira (12)

O líder religioso Antônio Dias, que estava em Israel a passeio, já se encontra em solo maranhense. O voo do pastor chegou a Imperatriz na madrugada de quinta-feira (12), após uma escala em Recife, no estado de Pernambuco, e logo em seguida na capital São Luís.

Maranhenses resgatados em Israel chegam em aeroporto em Imperatriz

Antônio Dias, que estava há quase 10 dias em Israel, país que está em guerra contra o Hamas, foi recebido pela família no aeroporto de Imperatriz, a 626 km da capital, com direito a muita emoção e abraços (Veja no vídeo acima).

Ainda na quinta, o g1 noticiou que a Polícia Civil do Maranhão em Magalhães de Almeida havia aberto uma investigação para apurar o caso de quatro pescadores que sofreram ameaças e humilhações por parte do proprietário de uma fazenda, no povoado Lagoa do Sapo.

O caso aconteceu na terça-feira (10), quando os pescadores ficaram sob a mira de uma espingarda e foram acusados de invadir um lago e pescar sem autorização.

Dono de fazenda aponta espingarda para pescadores e os ameça de morte no interior do MA

As ameaças e humilhações foram gravadas (veja no vídeo acima). Nas imagens, o dono da fazenda, identificado como Márcio, aparece armado com uma espingarda e afirma que o vídeo foi gravado para denunciar uma suposta invasão de terras. Entre as ameaças ele diz: "É isso que eu faço com quem invade as minhas terras".

E no Dia das Crianças, o g1 contou a história da pequena Rosete Sofia, de seis anos, que faz sucesso nas redes sociais com o seu talento na confeitaria. A artista mirim, natural de Altamira do Maranhão, já acumula mais de 140 mil seguidores no Instagram, e impressiona com suas habilidades. Turma da Mônica, Galinha Pintadinha e Frozen são apenas algumas das temáticas dos bolos feitos pela pequena.

Bolos confeccionados pela pequena Rosete Sofia, de seis anos

Montagem/g1

Sexta-feira (13)

Na sexta-feira (13), o g1 divulgou que duas irmãs, identificadas como Emanuelly Stefany Holanda Negreiros e Anne Karoline Holanda de Araújo, de 24 e 19 anos, respectivamente, haviam sido presas pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), sob a suspeita de planejar uma tentativa de execução, em Zé Doca, cidade a 315 km de São Luís.

Duas irmãs são presas suspeitas de planejar homicídio, no MA

Reprodução/TV Mirante

Segundo informações, a prisão das irmãs ocorreu após a notícia de uma tentativa de homicídio frustrada. Emanuelly e Anne Karoline teriam contratado um homem, identificado como Rafael Frazão Silva, para assassinar um rapaz da região.

E duas maranhenses, que ainda estavam em Israel após o início da guerra contra o Hamas por não conseguirem embarcar no avião da Força Aérea Brasileira (FAB), conseguiram sair do país no início da manhã dessa sexta-feira (13), em um voo comercial.

Uma delas é Elizabeth Galvão, que é designer de unhas e acadêmica de Psicologia. Elizabeth viajou para Israel há um mês com a amiga Andrezza Cardoso, que também é maranhense, com o objetivo de conhecer um pouco da cultura oriental, quando foi surpreendida com os ataques do Hamas.

Maranhenses em Israel, que não conseguiram embarcar em avião da FAB, saem do país em voo comercial; "Foram dias difíceis, você nunca está preparado para viver uma guerra"

Reprodução

Ainda na sexta, o g1 noticiou que dois homens haviam sido presos, na quinta-feira (12) em Miranda do Norte, no oeste maranhense, suspeitos de realizarem empréstimos ilegais em nome de idosos. Segundo a Polícia Civil, os dois investigados são do estado do Pará e estavam praticando os crimes em cidades do interior do Maranhão.

Homens são presos após se passarem por funcionários de bancos para aplicar golpes em idosos no interior do MA

Reprodução/TV Mirante

Os homens, segundo as investigações, estavam no Maranhão há cerca de uma semana e percorreram cerca de 10 municípios maranhenses. Os suspeitos iam até casas em comunidades distantes e, bem-vestidos, se passavam por funcionários de bancos e diziam para as vítimas que estavam realizando uma campanha para facilitar o procedimento de prova de vida dos idosos.

Sábado (14)

No sábado (14), o g1 divulgou que um idoso, identificado como João Gualberto Rocha Luís, de 60 anos, havia sido preso na noite de sexta-feira (13), após atropelar duas crianças, de 10 e 12 anos, na cidade de Trizidela do Vale, a 282 km de São Luís.

Segundo informações da Polícia Civil do Maranhão, o homem estava embriagado, quando atropelou as vítimas, que são irmãs e participavam de uma festa em comemoração ao Dia das Crianças.

Motorista embriagado atropela duas crianças no interior do Maranhão; veja o momento do acidente

Reprodução/Redes sociais

Apesar de ficarem gravemente feridas, as meninas não correm risco de vida.

Motorista embriagado atropela crianças no interior do Maranhão

O atropelamento aconteceu na Rua da Boa Vista, no Centro da cidade, e foi registrado por uma câmera de segurança (veja no vídeo acima). As imagens mostram que o caso aconteceu às 19h07, quando várias crianças, acompanhadas de adultos, brincavam na via. De repente, surge uma caminhonete, que atinge as duas meninas.

Ainda no sábado, o g1 noticiou que uma mulher, identificada como Maria Neia Souza, de 49 anos, foi morta a golpes de machado, na tarde de sexta-feira (13), na cidade de São João Batista, a 175 km de São Luís. O principal suspeito do crime é o irmão da vítima, identificado apenas como Manoel. Ele estaria embriagado na hora do crime.

Segundo informações da polícia, o crime aconteceu na casa da vítima, no povoado Vertente, na zona rural de São João Batista. A mulher e o irmão teriam se desentendido e, no momento da briga, ele teria pego um machado e atingido a cabeça de Maria.

E o eclipse solar, que aconteceu no sábado (14), pôde ser observado no Maranhão. Em São Luís, o fenômeno foi registrado pela população que adquiriu óculos especiais para visualizar ou esteve em um ponto de observação montado na Praça Maria Aragão, no Centro da capital maranhense.

Na capital, o fenômeno que começou nos Estados Unidos, atingiu o seu ápice no céu por volta das 16h37 e seu ponto máximo foi cerca de cinco minutos. O projeto 'Ilha da Ciência', da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), transmitiu o eclipse e registrou algumas imagens.

Eclipse solar é registrado em São Luís por volta das 16h21

Reprodução/Ilha da Ciência

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários