logo banner
Centro automotivo Eder

Produto químico que fez moradores de comunidade em Ribeirão Preto passarem mal é feito à base de amônia, diz Cetesb

.

Por PATRICIA em 07/10/2023 às 14:35:34

Material tóxico foi descartado irregularmente na comunidade Mário Covas. Cerca de 400 famílias precisaram deixar as casas na noite desta sexta-feira (6). Comunidade Mário Covas tem área isolada por conta de produto tóxico em Ribeirão Preto, SP

O produto químico que fez moradores da comunidade Mário Covas, na zona Norte de Ribeirão Preto (SP), passarem mal na noite desta sexta-feira (6) é feito à base de amônia. A informação foi confirmada neste sábado (7) pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

O material foi descartado irregularmente na comunidade, localizada no bairro Adelino Simioni, e liberou um gás tóxico. Por conta disso, cerca de 400 famílias precisaram deixar as casas.

"Consegui avaliar que é um produto que contém amônia. Coletamos uma amostra para mandar ao laboratório para fazer uma análise e estamos junto com a Polícia Civil buscando identificar quem é que lançou o resíduo para fazer com que ele retire", disse Otávio Okano, diretor da Cetesb.

Ainda de acordo com Otano, a chuva pode ter influenciado na reação do produto, que, apesar de já ter tido a composição observada, ainda não foi identificado.

Receba no WhatsApp notícias da região de Ribeirão e Franca

Área de comunidade onde produto químico foi descartado irregularmente, em Ribeirão Preto

Reprodução/EPTV

Risco e contenção emergencial

O diretor da Cetesb alerta para o risco, inclusive de morte, da intoxicação pelo produto. Como medida emergencial, as equipes decidiram fazer um aterro no ponto onde ele foi descartado.

"Tem o risco grande. A sorte é que você não tem uma emanação muito grande. De acordo com uma orientação que fizemos conjunta com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, vamos cobrir o material todo e compactar o solo para minimizar a emanação da amônia."

O trabalho emergencial é realizado para que os moradores possam retornar às casas. Depois, a previsão é de que o material seja retirado.

Desespero dos moradores

À EPTV, afiliada da TV Globo, uma líder da comunidade relatou que, por conta do gás tóxico liberado pelo produto, algumas pessoas passaram mal e tiveram dificuldades para respirar. Elas receberam atendimento médico e passam bem.

"Teve que esvaziar a comunidade rapidamente, não teve como a gente esperar órgão público vir socorrer. A gente teve apoio do Corpo de Bombeiros no momento, para estar orientando a gente. Muita gente passou mal, vomitou", disse a líder, Kety Nunes de Souza.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cetesb, Guarda Civil Metropolitana e da prefeitura foram acionadas e isolaram a comunidade.

A Secretaria de Assistência Social providenciou abrigos às famílias que tiveram de sair de casa.

Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito pelo descarte do produto havia sido identificado.

Famílias tiveram de deixar comunidade em Ribeirão Preto após descarte irregular de produto químico

Daniel Delfino Jacinto

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários