logo banner
Centro automotivo Eder

Há 66 anos juntos, casal que fugiu para viver relacionamento fala sobre 'segredo' para amor duradouro: 'Respeito e companheirismo'

.

Por PATRICIA em 23/09/2023 às 10:39:32

Em entrevista ao g1, Odete Teodoro da Silva, de 81 anos, e Sebastião Pereira da Silva, de 94 anos, relembraram aventuras vividas durante quase seis décadas de relacionamento. Bodas de ébano: casal de Sorocaba comemora 66 anos de casados

Bruno Diego

Em um mundo onde as histórias de amor muitas vezes parecem efêmeras, um casal de Sorocaba (SP) com 66 anos de união compartilhou seus "segredos" para um relacionamento duradouro que resistiu aos mais diversos testes do tempo.

Odete Teodoro da Silva, de 81 anos, e Sebastião Pereira da Silva, de 94, enfrentaram diversos desafios ao longo do relacionamento - isso inclui até fugir de casa para que pudessem viver juntos. Mas, segundo eles, todas as dificuldades foram superadas graças ao amor, respeito e companheirismo.

No começo do namoro, Sebastião relembra que tudo era feito com "recados" intermediados pela sua irmã - ele conta que ia até a casa dela para receber os bilhetinhos de sua amada e, em seguida, pedia para que ela enviasse os seus. Porém, as dificuldades começaram quando o pai de Odete disse não apoiar o relacionamento.

Bodas de ébano: casal de Sorocaba comemora 66 anos de casados

Bruno Diego

Foi então que os dois decidiram tomar uma atitude drástica e fugir juntos para que pudessem se casar em segredo. "O pai dela não queria nosso casamento, então nós fugimos", conta aos risos.

O plano foi executado durante o casamento da irmã de Sebastião, e contou com a ajuda de um padrinho. E, desde essa primeira aventura, os dois passaram por diversas outras, sempre juntos.

Para Odete, um dos motivos de orgulho em seu relacionamento de mais de seis décadas é o respeito. "Nosso amor foi à primeira vista! Nunca nos separamos, sempre servimos a Deus e nossa convivência tem muito respeito. Também temos muito orgulho da família que construímos."

Segundo ela, o "segredo" para um casamento duradouro é, basicamente, tolerância. "Tem que tolerar o outro, mas nem sempre é fácil. Quando a situação aperta, chegamos um ao outro e pedimos desculpas. Também sempre temos respeito, companheirismo, muito amor e carinho", afirma.

Bodas de ébano: casal de Sorocaba comemora 66 anos de casados

Bruno Diego

Bodas de Ébano

A fuga de Odete e Sebastião os possibilitou construir uma vida juntos, porém, fez com que, durante todos esses anos, nunca tivessem uma festa de casamento. Por isso, a família do casal organizou uma cerimônia de Bodas de Ébano, em comemoração aos 66 anos de relacionamento.

"Estamos muito felizes. Em todos esses anos não tivemos uma cerimônia, nem uma festa de casamento. Então é muito emocionante termos essa festa para comemorar nossa união", compartilha.

Bodas de ébano: casal de Sorocaba comemora 66 anos de casados

Bruno Diego

A filha do casal, Roseli, afirma que a família vê a relação como um exemplo de amor e companheirismo.

"Eu sempre achei linda a história do meu pai e da minha mãe. Aliás, não só eu, mas os meus irmãos também. A maneira como eles ficaram juntos, como eles se tratam, como eles se respeitam, a maneira como ele olha pra ela; a minha mãe, sendo tão jovem, deixando tudo e indo embora com meu pai... E eles, a vida toda, nunca se separaram. É um amor muito bonito", diz.

A neta, Jasmim da Silva Conceição, também conta que é emocionante ter por perto uma relação tão duradoura. "Meus avós contam a história deles com carinho em cada detalhe, e eu, como neta, amo ouvir essas histórias! O amor deles nos ensina todos os dias. Hoje, com 66 anos de casados, eles ainda tem aquele olhar apaixonado um pelo outro, se tratam com carinho, riem juntos, e sempre falam com amor sobre a história deles".

Bodas de ébano: casal de Sorocaba comemora 66 anos de casados

Bruno Diego

*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários