logo banner
Centro automotivo Eder

Startup CE 2023: como as startups podem ganhar mercado no Ceará e no mundo.

.

Por PATRICIA em 06/09/2023 às 16:57:35

Realizado pelo Sebrae/CE, o programa busca projetos com modelo de negócio inovador em desenvolvimento nas fases de validação ou operação. As Inscrições acontecem até dia 15/09. Sebrae surge com um incentivador para fomentar as ideias caracterizadas pela busca por inovação e crescimento.

adobe stock

Tornar-se empreendedor de uma startup de sucesso é um desejo de carreira para muitos jovens ou profissionais experientes que têm interesse em ser donos do seu próprio negócio ou investirem em ideias inovadores.

Nesse cenário, aumentam as buscas por apoio para poderem colocar em prática os seus desafios e o Sebrae surge como um incentivador para fomentar essas ideias caracterizadas pelo desejo de inovar e crescer.

Uma pesquisa do Sebrae Ceará sobre o cenário de startups mostrou que, em 2022, foram mapeadas em todo o estado um total de 440 iniciativas com mais de 5.094 vagas de empregos diretos e mais 30.000 empregos indiretos considerando todos os agentes do ecossistema como hubs de crescimento, conhecimento, educação, eventos, negócios, rede de apoio, acesso a capital e networking.

O levantamento apontou ainda que 270 negócios já possuem CNPJ em pelos menos 30 áreas diferentes e que 36 cidades têm algum tipo de negócio, sendo Fortaleza, Juazeiro, Sobral e Quixadá as que mais se destacaram nesse cenário.

Entre as áreas de atuação das startups cearenses se destacam: recursos humanos, tecnologia e comunicação, construção civil, mobilidade, comércio eletrônico, meio ambiente e sustentabilidade, mercado imobiliário e condomínios. Além disso, mais de 2,3 bilhões de reais em Investimentos foram captados por esses modelos de negócios.

No mapeamento também foi identificado para quem esses startups comercializam seus serviços e produtos. 218 delas têm relações comerciais diretamente com as empresas; 88 lidam diretamente com os consumidores; 57, são para empresas e pessoas; 54 se relacionam diretamente com empresas que vendem para pessoas, enquanto 14 atuam em soluções para o governo e instituições públicas, e por fim, cinco realizam soluções para conectar consumidores a consumidores.

Programa Startup CE 2023: informações e inscrições

De olho nesse cenário, o Sebrae realiza a mais nova edição do Startup CE, programa de aceleração de startups que vai capacitar turmas para o mercado de inovação entre os meses de agosto a dezembro deste ano. As inscrições vão de 1° a 15 de setembro e podem ser feitas clicando aqui.

O objetivo geral do Programa é transformar projetos e negócios em fase inicial de operação em modelos de negócios inovadores e sustentáveis, através de uma metodologia de capacitação imersiva, na qual os participantes vivenciarão as diversas fases de desenvolvimento de uma startup com a ajuda de instrutores, mentores e profissionais especializados que irão compartilhar suas experiências em módulos práticos e mentorias.

Além disso, as equipes com melhor desempenho ao longo do Programa apresentarão suas startups para potenciais investidores em evento final no formato de Demo Day.

O Startup CE 2023 contará com diversas ações - palestras, webinars, mentorias, conteúdos e treinamentos. O período de realização total será de 4 meses.

A solução contará com o seguinte conteúdo programático:

FASE 1: é a fase de divulgação, sensibilização, inscrição e seleção das startups e iniciativas. Nessa fase serão escolhidas até 100 (cem) startups e/ou projetos para participar do programa. Esta fase ocorrerá de maneira on-line.

FASE 2: Será a fase de pré-aceleração e terá como foco a modelagem de negócios e avaliação do potencial de mercado, com previsão de aproximadamente 2 (dois) meses de duração, na qual serão selecionadas, dentre as até 100 startups e/ou projetos, até 20 (vinte) iniciativas que passarão à fase seguinte. Esta fase ocorrerá de maneira on-line.

FASE 3: Será a fase de aceleração e terá como foco o desenvolvimento das 20 selecionadas na Fase 2, com foco em acesso a mercado, estruturação e crescimento de vendas, além de conexão com o ecossistema nacional de investimentos. Esta fase ocorrerá de maneira on-line.

FASE 4: Demoday e apresentação dos 20 negócios ao ecossistema e potenciais investidores em evento presencial.

Por que participar?

Além das parcerias estratégicas, o programa de aceleração do Sebrae viabiliza a promoção ao desenvolvimento profissional do empreendedor, oferece conhecimento das melhores estratégias para o crescimento e trocas de experiências entre empresas, empresários e facilitadores.

Separamos para você os principais benefícios de participar do projeto de aceleração do programa Startup CE do Sebrae. Confira:

É gratuito;

Há a possibilidade de empreender com inovação e tirar a empresa do papel;

Ótimo networking: por ter acesso facilitado a potenciais investidores, parceiros e até mesmo clientes para seu futuro negócio;

Conexão com uma instituição de referência, como o Sebrae, e a ecossistemas de inovação;

É online, ou seja, permite a participação de qualquer lugar;

Possui uma trilha imersiva, que apresenta conteúdo de qualidade com mentorias e workshops toda semana conduzidos por profissionais renomados do mercado de inovação;

É aberto a participantes de qualquer cidade, desde que a startup que queira abrir seja no Ceará.

Não deixe de realizar a sua inscrição até o dia 15 de setembro e garantir sua participação no programa que vai até dezembro deste ano.

O Sebrae/CE segue apoiando e potencializando a inovação no estado. Em caso de dúvidas ou mais informações, ligue 0800 570 0800 ou acesse www.ce.sebrae.com.br.

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários