logo banner
Centro automotivo Eder

Academia Brasileira de Letras celebra 126 anos com premiações e exposição histórica

Foi em julho de 1897 que Machado de Assis e outros 15 acadêmicos se reuniram pela primeira vez para a sessão inaugural.

Por PATRICIA em 22/07/2023 às 01:09:34

Foi em julho de 1897 que Machado de Assis e outros 15 acadêmicos se reuniram pela primeira vez para a sessão inaugural. Academia Brasileira de Letras celebra 126 anos com premiações e exposição histórica

A Academia Brasileira de Letras comemora 126 anos com entrega de prêmios e uma exposição sobre a trajetória da ABL. A casa de Machado de Assis está em festa – a academia recebeu convidados ilustres e uma noite recheada de prêmios.

A principal homenageada foi a jornalista, escritora e artista plástica Marina Colasanti. Ela é autora de mais de 70 livros e vencedora de nove prêmios Jabuti, um dos principais da literatura brasileira. Nesta sexta-feira (21) recebeu o Prêmio Machado de Assis: o maior reconhecimento concedido pela ABL.

"Todos os meus livros continuam valendo, como sabem os acadêmicos que me atribuíram o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto da obra", diz Colasanti.

Outro homenageado da noite foi o publicitário Nizan Guanaes. Ele recebeu a medalha Machado de Assis pelos serviços prestados à academia. No ano passado, ele criou peças publicitárias que destacaram a importância da ABL na cultura nacional.

"A publicidade é cultura. Inclusive é o seguinte, o Brasil só tem essa qualidade da publicidade porque ela tem a qualidade da televisão, uma coisa está ligada a outra. Então, nós trabalhamos, eles trabalham com conteúdo, nós trabalhamos com intervalo. E assim se completa", contou Nizan Guanaes, publicitário.

Primeiro encontro

A Academia Brasileira de Letras está completando 126 anos. Foi em julho de 1897 que Machado de Assis e outros 15 acadêmicos se reuniram pela primeira vez para a sessão inaugural. Lá se vai mais de um século de história, cultivando e destacando a língua e a literatura portuguesa.

Objetos e documentos que fazem parte dessas memórias estão expostos na sede da ABL. Como a ata daquela primeira sessão histórica.

"É um marco que ela faça 126 anos num país que não tem essa tradição. Queremos estar presentes na vida cultural brasileira permanentemente e por isso que a gente moderniza nossa comunicação e atualiza nossos seminários, nossos debates para estar presente na vida nacional", disse Merval Pereira - Presidente da ABL.

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários