logo banner
Centro automotivo Eder

Câmera de segurança registra ação de golpista, que engana e rouba idoso em caixa eletrônico no Rio

Nelson da Costa fez tudo o que precisava sem ajuda de ninguém, mas, ao sair do caixa eletrônico, foi atraído por um homem mal intencionado.

Por PATRICIA em 01/07/2023 às 13:17:41

Nelson da Costa fez tudo o que precisava sem ajuda de ninguém, mas, ao sair do caixa eletrônico, foi atraído por um homem mal intencionado. Golpe só foi descoberto pela família dois dias depois. Um senhor de 89 anos foi enganado e roubado por golpistas no Rio de Janeiro. O aposentado Nelson da Costa estava usando o caixa eletrônico sozinho, perto de casa, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, quando acabou caindo na armadilha.

Ele concluiu tudo o que precisava fazer sem ajuda de ninguém. O Problema é que, logo atras dele, dois homens o reparavam com más intenções. A câmera de segurança, que deveria mostrar uma cena corriqueira de fila num caixa eletrônico de rua, acabou registrando um crime.

Enquanto o seu Nelson realiza a transação, dá pra ver nas imagens que um homem chega e espera atras dele. Logo, outro homem aparece e os dois se falam rapidamente. O primeiro homem retira da própria carteira um papel.

Assim que seu Nelson se afasta, um dos suspeitos se aproxima depressa do caixa eletrônico e, antes de mexer, chama a vítima, mentindo que havia um problema com a conta dele. O homem se aproveitou da fragilidade do aposentado e raspou a conta dele.

"O que ele falou comigo foi o seguinte: 'tá dando defeito aqui na sua conta, volta aqui'. Aí eu fui tirar um extrato e ele falou que ia me ajudar." Lembra seu Nelson.

A família só percebeu o golpe dois dias depois, quando foi ao banco e constatou que os criminosos ainda trocaram o cartão dele pelo de uma mulher com nome Ana Maria.

"Ele falou que [o cartão] estava bloqueado. Fomos na agência, entregamos o cartão, que já estava trocado e não percebemos, por ser dourado igual ao dele. O rapaz perguntou se eu era Ana Maria Abreu Lima. Falei que não. Ali ele verificou e nós, instantaneamente, percebemos que fomos envolvidos em um golpe", contou Alba Valéria Ribeiro, filha do aposentado.

Alerta das autoridades

Golpes sofridos por idosos, em caixas eletrônicos, não são incomuns. Para o titular da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade, Mário Luiz da Silva, a desconfiança é fundamental.

"O idoso deve sempre desconfiar e estar atento. Nós não estamos vivendo um tempo de fraternidade. Existe uma responsabilidade civil, inclusive, com relação aos fatos ocorridos no interior das agências. A obrigação é da instituição financeira de fornecer toda a segurança ao idoso no interior de suas instalações".

No caso do seu Nelson, o crime não aconteceu dentro de uma agência bancária. Por isso, é importante recusar qualquer ajuda de terceiros. Se tiver dúvida, procure alguém habilitado. E, em caso de golpe, registre a ocorrência na delegacia mais próxima.

"Dirija-se às instituições, caso perceba que não tem a habilidade necessária para operar o sistema. Procure se dirigir àquela instituição na companhia de alguém e sua confiança. Jamais aceite a ajuda de estranhos. Jamais digite a sua senha ou forneça a sua senha para quem quer que seja", ressaltou o delegado.

"Isso que eu estou passando agora é para colocar um alerta em todas a pessoas idosas... Porque da forma que foi feito com ele foi muito cruel, até pela idade", lamentou Alba.

"Eu não tenho nada. Se eu tivesse um milhão... Não vou desejar mal a ele, eu quero é justiça. Justiça e mais nada. Que ele não faça com outro a covardia que fez comigo", comentou seu Nelson.

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários