logo banner
Centro automotivo Eder

Policial de folga salva vítimas de acidente no DF com técnica pré-hospitalar

Por PATRICIA em 29/03/2023 às 22:00:23

O procedimento trata-se de apertar um pano, no caso, a camisa do policial, no membro afetado para estancar a saída de sangue. O militar realizou a segurança do local, pois a via estava movimentada. Interrompida a hemorragia de um dos homens vitimados, o PM pediu que a vítima que virasse de lado para eliminar o sangue que obstruía as vias aéreas.

  • Corpo de Bombeiros atende a acidente entre moto, ciclista e pedestre na DF-128, em Planaltina CBMDF/Divulgação
  • Corpo de Bombeiros atende a acidente entre moto, ciclista e pedestre na DF-128, em Planaltina PMDF/Divulgação
  • Corpo de Bombeiros atende a acidente entre moto, ciclista e pedestre na DF-128, em Planaltina PMDF/Divulgação
  • Corpo de Bombeiros atende a acidente entre moto, ciclista e pedestre na DF-128, em Planaltina CBMDF/Divulgação
  • Corpo de Bombeiros atende a acidente entre moto, ciclista e pedestre na DF-128, em Planaltina CBMDF/Divulgação

Depois disso, passou a socorrer as outras vítimas enquanto aguardava a chegada dos bombeiros. Em seguida, o sargento pediu às pessoas próximas que acionassem o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) enquanto realizava os primeiros socorros nas vítimas.

Chegando ao local, equipes de socorro da corporação confirmaram que o acidente tratava-se da colisão entre uma moto e uma bicicleta, seguida de atropelamento de uma pedestre que estava caminhando pelo acostamento da rodovia. O caso aconteceu próximo a Chácara Paraíso, em Planaltina.

Segundo o sargento da PMDF Luiz Inácio Junior, 36, ajudar as vítimas foi possível graças ao atendimento pré hospitalar foi passado no curso de formação da corporação. Atualmente, ele está no Curso de Aperfeiçoamento (CAP) da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento. "Estava saindo de casa quando, após 1 quilômetro, me deparei com o acidente", lembra.

Após ter feito o torniquete no ciclista, o sargento Inácio procurou deixar o homem o menos tenso possível. "Conversei com ele e pedi que virasse a cabeça de lado para eliminar o sangue nas veias respiratórias", relata.

O policial confessa que agiu de forma automática e lembrou dos treinamentos de atendimento pré-hospitalar. "Se ele (ciclista) continuasse a perder o sangue, em quatro minutos, poderia vir a óbito. Foi muito gratificante ajudar porque eu não tinha passado por uma experiência tão forte", completa sargento Inácio, da PMDF. 

Saiba Mais

Estado de saúde das vítimas

Um homem, de 43 anos, que conduzia a motocicleta Honda CG 160, de cor vermelha, foi atendido por bombeiros e transportado a um hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), consciente e orientado. Ele reclamava de dores na lombar e cervical.

Na garupa da motocicleta, uma mulher foi atendida e transportada pelo Samu ao hospital consciente e orientada, com escoriações no joelho direito e falando de dor na lateral da cabeça. Em estado grave, um ciclista, 55, foi atendido por socorristas e transportado para o Hospital Regional de Planaltina (HRPL) consciente e orientado, com fratura exposta na perna esquerda. Até a noite desta quarta-feira, o ciclista não havia feito cirurgia para amputar o órgão do corpo.

Uma pedestre, 58, passou por atendimento pré-hospitalar e foi transportada ao Hospital Regional de Sobradinho (HRS) consciente e orientada, com ferimento na parte de trás da cabeça.

Saiba Mais

Fonte: Correio Braziliense

Tags:   Atendimento
Comunicar erro
LINK NET

Comentários