logo banner
Centro automotivo Eder

Mês da Mulher: combate à pobreza menstrual avança na capital federal

Por PATRICIA em 20/03/2023 às 06:07:15

Co-fundadora e sócia-diretora do instituto, Manon Garcia atua contra a pobreza menstrual desde agosto de 2021, quando lançou a primeira campanha. "A iniciativa veio após estudar a questão e ver o quão precária é a situação de meninas e mulheres que não têm condições", diz.

Elas fazem ações sociais no Lago Oeste, zona rural de Sobradinho, em parceria com o projeto local Capoeira Nativa, que dá aulas de capoeira para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica. "Vamos destinar uma parte das arrecadações para essas meninas. A outra parte será destinada a mulheres que estão em situação de rua. Nosso objetivo é levar dignidade e informação para todas elas", complementa.

Governo

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) explica que o GDF, por meio de edital, adquiriu mais de 30 mil cestas básicas para atender casos urgentes de insegurança alimentar pela Sedes. A Secretaria de Saúde (SES) informa que está fazendo a estimativa do público elegível para a distribuição de absorventes e, quando for finalizada, será aberto processo de aquisição do produto.

Na avaliação da assistente social Andreia Simplicio, receber esses itens de higiene pessoal é um direito básico. Segundo ela, quando se fala em saúde sexual reprodutiva, falamos do pré, durante e do pós. "No pré, temos os preservativos internos e externos, pois hoje não usamos masculinos e femininos. A própria pílula do dia seguinte no pós também se enquadra nos preservativos internos e externos, como o anticoncepcional, e a profilaxia de pré e pós-exposição ao HIV", detalha.

Para a especialista, a dificuldade de acesso aos itens de higiene resulta em impactos negativos no âmbito familiar, em relação à reprodução, pois pode haver uma gravidez precoce e não intencional, o que ocorre com adolescentes. "Também há o impacto no serviço de saúde. Se não tem prevenção, tem que se tratar. Estamos falando de educação e saúde máxima, com uso correto da pílula do dia seguinte e do anticoncepcional. Tudo isso tem impacto na comunidade e no âmbito escolar", analisa a assistente social.

*Estagiários sob a supervisão de Ana Maria Campos

Saiba Mais

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Fonte: Correio Braziliense

Tags:   Autocuidado
Comunicar erro
LINK NET

Comentários