logo banner
Centro automotivo Eder

Tebet diz que PIB foi 'notícia boa' e volta a cobrar redução da taxa de juros pelo Banco Central

Por PATRICIA em 02/03/2023 às 12:13:17

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atividade econômica brasileira avançou 2,9% em 2022. Entretanto, foi registrada uma desaceleração no segundo semestre. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, avaliou como "notícia boa" a divulgação do crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atividade econômica brasileira avançou 2,9% no ano passado, puxada pelo setor de serviços. A expansão foi menor do que a de 5% registrada em 2021.

Além disso, no segundo semestre do ano passado foi registrada uma desaceleração gradual.

Em entrevista no Palácio do Planalto, Simone Tebet afirmou que o governo está "fazendo o dever de casa" e voltou a pedir um "gesto" do Banco Central em relação à taxa de juros, que está em patamar elevado no país.

"Acho que a notícia [do avanço do PIB] foi boa. [...]. Não queremos nenhuma generosidade [do Banco Central], mas um gesto positivo, a favor do Brasil, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária [do Banco Central] (Copom)", disse.

Em nota, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda atribuiu o que chamou de desaceleração "acentuada" do PIB, na comparação entre 2022 e 2021, aos juros altos e ao ingresso menor de recursos do exterior no país.

A taxa básica de juros (Selic), definida pelo Copom, começou 2022 em 9,25% ao ano e terminou em 13,75% — o maior nível em mais de seis anos.

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários