logo banner
Centro automotivo Eder

Horta no Sudoeste une comunidade em torno da sustentabilidade

Por PATRICIA em 28/02/2023 às 06:55:12

Lixo orgânico

Erineu Meirinho, 70, outro morador que abraçou o projeto, comenta que reúne dez sacos de resíduos depositados na composta, e demora de 45 a 60 dias para o material se transformar em adubo. Em junho de 2022, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) doou uma composteira de metal para guardar o resíduo. "Ao mesmo tempo que armazenamos para adubar a terra, o material gera o biofertilizante, com a grande vantagem de misturar em um litro de água, jogar nos canteiros e ser reutilizável", analisa.

O cuidador é considerado o marceneiro da horta, principalmente por ter sido criado na roça, em Braço do Trombudo, em Santa Catarina, município a mais de 200 quilômetros de Florianópolis. "Fui criado com vaca, porco, galinha, e estou revivendo a minha infância", emociona-se Seu Erineu, como é carinhosamente conhecido. Com o trabalho dele e dos demais colaborares, o espaço mais que dobrou. 

Ao saber da compostagem de lixo orgânico, no meio do ano passado, a servidora pública Vanessa Zanin, 41, passou a ir duas vezes por semana à horta com a filha, Carolina Zanin Sampaio, 5, para deixar casca de frutas e verduras nas bacias de coleta. "Sou preocupada com gestão de resíduos sólidos, e estava pensando em diminuir o lixo, soube da composteira pública e o Seu Irineu me explicou como funciona", relata a moradora, que não se prende ao fato de residir em um apartamento e prioriza ter contato com a natureza, junto com a filha. "Brasília tem essa opção de ter muitas árvores frutíferas. A gente fica olhando as plantinhas e colhe algumas. As crianças de hoje em dia saem do prédio para a escola, para o shopping. Se não tiver distração com a natureza, ficam alienadas. No domingo, compramos um abacate e ela [a filha] falou para a gente plantar a semente", detalha.

Segundo a Administração Regional do Sudoeste e Octogonal, a área da Horta Comunitária do Bosque é autorizada para cultivo. A inclusão da área no Parque Urbano do Bosque do Sudoeste ocorreu em fevereiro deste ano, com projeto autorizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). Serão colocados 135 metros lineares de cerca para que a horta fique dentro do parque. Atualmente, ela é acessada pelo lado de fora do local, mas duas portas internas foram instaladas. Dessa forma, a área verde totaliza 900m². A Administração Regional fornece mão de obra para obras, auxilia nas podas e fornece água para o espaço. 

Saiba Mais

 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Fonte: Correio Braziliense

Comunicar erro
LINK NET

Comentários