logo banner
Centro automotivo Eder

Rita de Cássia publicou vídeo nas redes sociais desejando feliz ano novo um dia antes de ser internada

Por PATRICIA em 05/01/2023 às 05:08:17

A cantora e compositora faleceu nesta terça-feira (3). Famosos como artistas e políticos lamentaram a morte. Quem foi Rita de Cássia

A cantora e compositora Rita de Cássia publicou um vídeo nas redes sociais no último dia 31 de dezembro desejando feliz ano novo aos seguidores. No dia seguinte, a artista foi internada em um hospital particular de Fortaleza. Após dois dias hospitalizada, a cearense de Alto Santo faleceu nesta terça-feira (3), vítima de fibrose pulmonar (entenda a doença).

Na publicação, — a última antes de falecer —, diversos artistas aproveitaram para deixar mensagens de solidariedade e homenagens à compositora responsável por mais de 500 músicas; entre elas os sucessos “Meu vaqueiro meu peão” e “Saga de um vaqueiro”.

LEIA TAMBÉM:

Quem foi Rita de Cássia, cantora e compositora de mais de 500 músicas

Artistas e políticos lamentam morte de Rita de Cássia e publicam homenagens à artista

Após a notícia da morte da cantora, diversas personalidades postaram mensagens lamentando. “Rita, você seguirá viva em nossos corações”, disse o poeta Bráulio Bessa, que nasceu na mesma cidade da compositora.

A cantora Juliette destacou o talento de Rita de Cássia. "Perdemos uma das maiores cantoras e compositoras que o Brasil já teve. A história de Rita de Cássia caminha junto com a história do forró e do povo Nordestino. Seu legado, sua arte e seus poemas, eternizados ao som da sanfona, ficarão para sempre".

Outros nomes da música nordestina, como os cantores Wesley Safadão, Mara Pavanelly, Victor Santos, Samyra Show, Dorgival Dantas, Eric Land, Jonas Esticado, entre outros, também comentaram na publicação, homenageando a artista após a morte. Muitos fãs da compositora também aproveitam a publicação para deixar homenagens.

“Eternizada em nossas vidas”, comentou a cantora e atriz Lucy Alves, protagonista da novela Travessia da TV Globo.

Luto oficial de três dias

Rita de Cássia é enterrada em Alto Santo, no interior do Ceará.

Letícia Lima/TVM

Rita de Cássia foi enterrada nesta quarta (4) em Alto Santo, cidade onde ela nasceu. O caixão foi levado pelo Corpo de Bombeiros até o cemitério. A prefeitura do município decretou luto oficial de três dias e fechou repartições públicas da cidade no período da tarde desta quarta. A medida, porém, não afetou os serviços essenciais da cidade.

Homenagens

Diversos nomes da música demonstraram luto com a morte da cantora e compositora Rita de Cássia. A artista, reconhecida como uma das maiores compositoras do forró, foi lembrada nas redes sociais por diversos artistas.

O cantor Xand Avião publicou um vídeo em que canta a música "Pedaço de Solidão", composta por Rita de Cássia, ao lado da artista.

"Quando chega a noite, vento bate no meu rosto, saudade vem! Minha poetisa Rita de Cássia, o forró está de luto. Você será eterna em nossos corações", escreveu o forrozeiro.

Morre a cantora Rita de Cássia

Já a cantora Eliane, conhecida como a rainha do forró, publicou um longo texto, afirmando estar desolada com a morte. Na publicação, ela lembrou de quando Rita de Cássia a buscou, em 1991, para apresentar composições. Entre as músicas, estavam "Brilho da Lua" e "Meu Nego".

"De 91 em diante, todo álbum tinha que ter clássicos dessa estrela… que se tornavam carro-chefe dos álbuns", contou Eliane.

"Rita teve e tem uma importância muito grande na minha carreira e tenho orgulho de ter dado oportunidade a uma jovem que se tornaria a maior compositora de forró de todos os tempos [...] Te amarei eternamente! Serei grata eternamente", escreveu.

A música "Meu Vaqueiro, Meu Peão" foi lembrada na voz da cantora Solange Almeida, que divulgou vídeo cantando versos da obra. "Todos nós forrozeiros e fãs da grandiosidade que foi e sempre será Rita de Cássia estamos desolados", publicou a ex-vocalista da banda Aviões do Forró, listando sucessos de Rita.

"Muita gratidão pelo seu talento e legado! Deus vai acalmar nosso coração e dar o conforto para fãs, amigos e familiares", escreveu Solange.

A forrozeira Taty Girl afirmou estar de luto e não conseguir acreditar na partida da cantora. "Descanse minha poeta", escreveu.

Além dela, a cantora Iara Pamella destacou o luto na rede social: "Uma perda imensurável", comentou em postagem com imagens ao lado da artista.

Rita de Cássia também teve o talento e a representação no forró reconhecidos e celebrados fora do meio musical. O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), fez uma postagem com foto da artista, exaltada por ele como "uma das maiores referências do nosso forró".

"Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e fãs por todo o país", escreveu o gestor estadual.

A ministra da Cultura Margareth Menezes também prestou homenagem. "O forró brasileiro está de luto. Rita de Cássia é uma das maiores compositoras do gênero, com mais de 500 músicas escritas durante sua carreira. Sua contribuição expressiva para a cultura do nosso país será sempre lembrada. Meus sentimentos aos fãs, amigos e familiares", postou nas redes sociais.

Rita de Cássia assinou centenas de composições famosas no forró.

Instagram/Reprodução

Assista às notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto:

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários