logo banner
Centro automotivo Eder

Papai Noel está em casa

Por PATRICIA em 11/12/2022 às 06:43:14

Homenagem à mãe

Há 21 anos, o morador da região administrativa de Ceilândia, Antônio Eustáquio da Silva, conhecido como Toninho, transforma sua residência em um tributo a Noel. A ação tem valor sentimental particular para o idealizador, homenageando à falecida mãe, que nasceu na data do Natal. "No aniversário dela, era obrigação minha e dos meus irmãos enfeitar. Na época eu ainda morava em Belo Horizonte, e quando me mudei para Brasília, ela faleceu." Toninho relata que, ao chegar dezembro, a saudade era ainda maior e por esse motivo começou a enfeitar a casa.

Hoje divorciado, e por viver em uma cidade e estado diferente, é difícil a proximidade com irmãos, filhos e netos. No entanto, nesta época, todos os familiares se juntam ao evento, incluindo sua ex-esposa. As mesas são decoradas com souvenirs natalinos, paredes estampadas e até mesmo uma coleção de barulhentos papais noéis que formam uma banda fazem parte dos festejos. "Quando ele vem, sou eu arrumando e ele bagunçando", revela Toninho a respeito do neto de dois anos, que se diverte com o trabalho do avô.

Organizar tudo exige tempo e dedicação, e a chamativa decoração começa a ser preparada quatro meses antes. No local, o indispensável trono do Noel, um presépio, arbustos incrustados com pelúcias, uma robusta árvore com luzes em frente ao portão, e a grande atração: uma máquina que faz chover neve sobre os pequenos e grandes visitantes. A cada ano que passa a brincadeira aumenta, com uma enorme variedade de luzes e cores. "A rua também sou eu quem decora", revela. Antônio diz não ter ideia dos gastos, tendo em vista que anualmente ela é trocada.

Mesmo com as constantes visitas de moradores de vários pontos do DF, o proprietário ainda continua na casa, reservando um quarto para dormir e o mínimo para seguir com sua rotina. Neste ano, a moradia foi aberta para visitações no dia 1º e se encerra no mês seguinte em seis de janeiro. "Nesse período, em média 80 pessoas por dia vêm para admirar o nosso trabalho. Nos finais de semana, chega a ser em torno de trezentas pessoas", conta. A casa é aberta ao público em geral todos os dias, de 20h às 22h, e o morador conta com uma equipe para ajudar no controle de visitação.

Trabalho social

Toninho não está sozinho no desafio de conduzir toda a comemoração. Além das doações de presentes, os quais são entregues às crianças visitantes, ofertadas por aqueles que acreditam no projeto, ele também conta com a ajuda do poder público para facilitar a diversão A rua é fechada com cones, para evitar acidentes e atropelamentos. O corpo de bombeiros dá apoio cedendo o caminhão para o desfile do Papai Noel e seus ajudantes. Parte das crianças recebidas vem de escolas e orfanatos das regiões administrativas. "Com essa parceria estendemos o evento para que ele tenha valor especial para famílias que não poderiam viver o encanto natalino em shoppings centers. Ainda recebemos toda a vizinhança, que ficam fascinados e participam", conta.

A continuidade do projeto deu um tempo durante o período da pandemia, o que preocupou Toninho. Pois além além de sua paixão natalina, houve a interrupção do trabalho social exercido. Agora, com o retorno das atividades a pleno vapor, foi retomada a distribuição de lanches a toda criançada. O local também recebe doações de alimentos não perecíveis, brinquedos e fraldas geriátricas, que depois são doados para instituições que cuidam de crianças e idosos. 

Circo Natalino 

Outro lugar onde o espírito natalino dá o tom é a Caixa Cultural de Brasília. Com a reinauguração da atração O magnífico circo de natal, que marca sua 12ª edição, traz aos frequentadores brinquedos, oficinas e espetáculos que unem o encanto circense ao imaginário da comemoração. A atração também esteve fechada durante o período mais duro da pandemia de covid-19 e retornou neste ano. E o reencontro com a tão aguardada programação reserva aos visitantes um labirinto, cama elástica na Academia de trapézio, além de apresentações de palhaços, mágicos e contações de histórias. A diversão se estende para imersões em vídeo e um coral natalino. Aqueles que comparecem também podem registrar o momento em família nos ambientes decorados especialmente para embelezar as fotografias.

A educação financeira também faz parte da brincadeira, com o oferecimento de cartões de crédito limitados, onde os pequenos investidores tem que escolher quais brinquedos querem utilizar até chegarem na Casa do Papai Noel. As visitas podem ser agendadas no endereço magnificonatalcaixa.com.br desde o dia nove, seguindo até seis de janeiro.

*Estagiários sob a supervisão de Euclides Bitelo

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.


Saiba Mais


Fonte: Correio Braziliense

Tags:   Natal
Comunicar erro
LINK NET

Comentários