logo banner
Centro automotivo Eder

Ritmista Fabio Bergamini lança em dezembro 'Nandri', álbum autoral em que une temas étnicos ao jazz

Por PATRICIA em 26/11/2022 às 22:04:18

O baterista e percussionista Fabio Bergamini lança em 8 de dezembro o primeiro álbum solo, 'Nandri', com repertório autoral composto por oito temas instrumentais

Dani Sandrini / Divulgação

? Baterista e percussionista paulista, Fabio Bergamini exercita a liberdade de improviso do jazz no álbum solo Nandri ao tocar temas instrumentais compostos pelo artista com base em ritmos étnicos de vários povos do mundo, sobretudo em escalas da música indiana.

Com lançamento programado para 8 de dezembro, em edição do selo Belic Music, Nandri é o primeiro álbum solo de Bergamini e apresenta repertório autoral composto por oito temas instrumentais – Rasikapriya, Swarnabhoomi, Camelo, Timbila, Nandri, Guerra sem batalha, Omni e Bel – que soam como trilha sonora de world music jazzística.

Criados por Bergamini com Rui Barossi, baixista com quem o baterista também dividiu a produção musical do álbum Nandri, os arranjos foram postos em prática pelo grupo Fabio Bergamini Ensemble, formado por Bergamini nas percussões e bateria, Rui Barossi no contrabaixo, Rubinho Antunes no trompete, André Bordinhon na guitarra, Paula Mirhan na voz, Fábio Oliva no trombone e Sidney Ferraz no piano.

Convidados internacionais – como a cantora espanhola Mili Vizcaíno, os músicos indianos Ghatam Karthick e Sarvesh Karthick, a cantora suíça-brasileira Taïs Reganelli (radicada em Portugal) e o saxofonista Guto Lucena (radicado na Suécia) – encorpam a ficha técnica do álbum Nandri ao lado do pianista carioca Pedro Carneiro Silva e dos músicos paulistanos Emilio Martins (percussão) e Gabriel Levy (acordeom).

O ritmista tempera o olhar para a música do mundo com o toque de percussões embutidas nos ritmos do Brasil, caso das alfaias do maracatu pernambucano, do bombo leguero gaúcho e pandeirões de bumba meu boi do Maranhão.

Na gravação de Ommi, Bergamini percute instrumentos pouco usuais, como botijão de gás e concha do mar com bocal de trompete, além do didjeridoo australiano e de tablas indianas. Nandri, palavra que batiza o disco, significa obrigado no dialeto Tamil, falado no sul da Índia.

Capa do álbum 'Nandri', disco do músico e compositor Fábio Bergamini

Divulgação

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários