Problema afetou diversos serviços na capital nessa terça-feira (22). População de Manaus enfrentou problemas na internet nessa terça-feira.
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O apagão de internet em Manaus impactou diretamente diversos serviços na capital nessa terça-feira (22). Voos, atendimentos em órgãos públicos e dados da Covid-19 foram prejudicados.
Nesta quarta-feira (23), o serviço já apresenta estabilidade desde as primeiras horas da manhã.
As empresas de telefonia informaram que houve o rompimento de cabos na infraestrutura de longa distância compartilhada entre as operadoras que atendem a região de Manaus - veja detalhes abaixo.
Manaus tem apagão de internet
Veja abaixo quais serviços foram prejudicados e o que dizem as empresas responsáveis pela internet:
Atraso de voos
Pelo menos dois voos da Latam tiveram as decolagens atrasadas por causa apagão de internet.
Um voo com partida do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, teve a decolagem atrasada 48 minutos por causa do problema com a internet.
Outro voo partiu de Manaus com destino ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, com atraso registrado de 20 minutos.
Dados da Covid-19
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) informou que, devido à instabilidade da rede de internet em Manaus, não foi possível a atualização do consolidado diário de doses aplicadas de vacinação contra Covid-19 no estado nessa terça.
Detran remarca atendimentos
Adiamento aconteceu devido o apagão da internet ocorrido na cidade.
Divulgação
Os serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) em Manaus para pessoas com atendimento marcado para esta terça-feira (22) foram adiados para a próxima terça-feira (29). O adiamento aconteceu por causa do apagão da internet ocorrido na cidade.
De acordo com o Detran, os serviços de veículos e de habilitação prestados presencialmente e pelo portal de serviços do órgão ficaram fora do ar.
Com o problema, o Detran informou que os atendimentos foram adiados para a próxima semana. Não é necessário remarcar, basta comparecer ao órgão.
Procon notificou uma empresa
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) informou que a falta de internet prejudicou os próprios serviços do órgão, que foram interrompidos nessa terça.
O órgão notificou apenas a empresa Claro/NET, que deve responder, em até dez dias, sobre a causa e a duração do apagão, o número de consumidores atingidos e de que forma será realizado o abatimento do valor correspondente nas próximas faturas. A comprovação de má prestação de serviço pode resultar em multa.
O que diz a Claro?
A Claro informou que houve rompimento de cabos na infraestrutura de longa distância compartilhada entre as operadoras que atendem a região de Manaus.
Segundo a empresa, as equipes técnicas responsáveis estão atuando na recuperação e os serviços já começaram a ser restabelecidos.
O que diz a Oi?
A Oi informou que rompimentos simultâneos de fibra ótica na rede de seu parceiro de infraestrutura afetaram a prestação do serviço de banda larga da Oi provocando instabilidade de alguns clientes do Amazonas. O serviço já está restabelecido.
O que diz a Tim?
A TIM informou que os seus serviços se encontram normalizados no Amazonas. Alguns clientes da operadora na região podem ter enfrentado dificuldades para trafegar voz e dados, na manhã de terça, devido a falhas na rede de fibra óptica compartilhada com outras operadoras.
O que diz a Vivo?
A Vivo informou que alguns clientes da companhia em Manaus podem ter encontrado lentidão para utilizar os serviços de dados da rede móvel no início da tarde desta terça-feira, devido a falha no meio de transmissão.
Assim que a instabilidade foi identificada, a companhia acionou sua equipe técnica e os serviços já se encontram normalizados.
O que diz a Anatel?
Segundo a Anatel, a Claro informou ter enfrentado uma interrupção das 11h48 às 15h30 desta terça-feira (22) devido a rompimento simultâneo e acidental de 3 de suas rotas de transmissão que atendem Manaus.
Os serviços de telefonia fixa, banda larga fixa e telefonia móvel foram afetados nos Estados do Amazonas (AM) e Amapá (AP) e degradados no estado de Roraima (RR).
A Vivo reportou ter tido 10 minutos de instabilidade em banda larga fixa e telefonia celular nos Estados do Amazonas e Amapá, das 13h10 às 13h20, devido a interrupção de linha de transmissão contratada com empresa terceira. A Anatel segue monitorando a situação.
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